A vice-governadora do Paraná, Cida Borghetti entregou ao secretário de Gestão de Programas de Transportes do Ministério dos Transportes, Luciano Castro, um ofício do governador Beto Richa indicando os representantes do Governo do Paraná e do setor produtivo para participar do grupo de trabalho que vai estudar a prorrogação da delegação das rodovias federais que formam o Anel de Integração no Paraná. O documento foi entregue nesta terça-feira (7) em Brasília.

Cida Borghetti reforçou que o Governo do Estado trabalha com três premissas básicas na questão das concessões de rodovias – a redução da tarifa, a realização de novas obras e o fim das demandas judiciais. “O Paraná quer a redução do pedágio, a execução das obras necessárias e acabar de vez com a discussão jurídica que já vem de longa data”, disse.

O Governo do Paraná indicou o diretor-geral do Departamento de Estaas e Rodagem (DER), Nelson Leal Júnior, e o diretor de Fiscalização e Qualidade de Serviços da Agência Reguladora do Paraná (Agepar), José Alfredo Stratmann. Já o setor produtivo destacou o presidente do Sinduscon/Oeste, Edson José de Vasconcelos, e o consultor técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Antônio José Correia Ribas. Eles serão coordenados pela vice-governadora e pelos secretários Eduardo Sciarra (Casa Civil) e José Richa Filho (Infraestrutura e Logística).

O grupo de trabalho foi definido na semana passada pelo ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues, em audiência com uma comitiva paranaense formada por representantes dos empresários, parlamentares federais e membros do governo estadual. A reunião foi requisitada por membros do G7 (Faep, Faciap, ACP, Fetranspar e Fecomércio).

VISITA – A pedido do governador Beto Richa, a vice-governadora convidou o secretário Luciano Castro a vir ao Paraná para conhecer com mais detalhes a situação das rodovias pedagiadas do Anel de Integração. “O secretário Luciano Castro, que está liderando esse processo, virá ao Paraná para visitar alguns trechos e conversar com o governador e com os nossos técnicos”, disse.

Entre os trechos a serem visitados, foi sugerido que o secretário conheça pessoalmente a BR-369, que liga o Norte e o Norte Pioneiro ao estado de São Paulo. A antecipação da duplicação da rodovia é uma prioridade do Governo do Paraná.

Uma comitiva da região formada por lideranças políticas, empresariais e religiosas se reuniu nesta segunda-feira (06) com o governador Beto Richa para solicitar a obra. “Não há mais tempo para esperar a duplicação dessa rodovia, que tem papel fundamental para toda região”, disse o governador. “Vamos chamar a concessionária de pedágio e, com diálogo, fazer prevalecer o interesse público”, afirmou. “Precisamos da BR-369 duplicada para salvar vidas e contribuir para o desenvolvimento da região. Essa será nossa prioridade a partir de agora”, completou o governador.

Devido um aditivo no contrato assinado em 2.000, a duplicação da rodovia, que era para ter sido iniciada em 2002, foi prorrogada pela concessionária Econorte para começar apenas em 2021. Pelo contrato, a obra está orçada em R$ 86 milhões e prevê a duplicação do trecho mais crítico, de Jataizinho a Cornélio Procópio, e construção de terceiras faixas até Ourinhos, em São Paulo.

OBRAS – No momento, existem dez frentes de trabalho ao longo do Anel de Integração. São 396 quilômetros de rodovias, com obras de duplicação, terceiras faixas, viadutos e trincheiras. Entre elas estão as duplicações entre Campo Mourão e Floresta, no Noroeste do Estado; Jandaia-Apucarana, no Norte; Ponta Grossa-Apucarana, nos Campos Gerais; Piraí do Sul-Jaguariaíva, nos Campos Gerais, e Matelândia-Ramilândia, no Oeste.