Até o fim deste mês, a PR-317, entre Floresta e Campo Mourão, no Noroeste do Estado, vai ganhar mais 11 quilômetros de rodovia duplicada. A meta é fechar até o fim de 2015 a duplicação de 53 quilômetros entre os dois municípios. A obra integra um pacote de duplicações, que soma 362,3 quilômetros de rodovias no Paraná.

“A previsão é iniciar mais 280 quilômetros ainda neste ano. É o maior volume de duplicação dos últimos 25 anos”, afirma o governador Beto Richa. Já foram concluídos e entregues 56,9 quilômetros. “O programa moderniza a malha rodoviária paranaense, o que se reflete em menor custo e mais competitividade para a nossa economia e muito mais segurança nas estradas”, afirma Richa.

No total, o programa de duplicações tem 699,2 quilômetros de rodovias em obras, prontas e que estão em projeto. Estão sendo investidos R$ 1,852 bilhão. A previsão é que mais R$ 2,4 bilhões sejam investidos em novas obras.

DIÁLOGO E PARCERIA – O programa de implantação de pistas duplas nas rodovias paranaenses está sendo executado com recursos estaduais e em parceria e negociações com as concessionárias. Na última quarta-feira, 12, o governador autorizou a execução dos projetos e a futura duplicação de 30 quilômetros da BR-376, entre Nova Esperança e Paranavaí, que pertencem à concessão da Viapar.

“O Estado tem atuado para acabar com gargalos rodoviários, que hoje atrasam o escoamento da produção paranaense. Com diálogo, obras como esta da Viapar estão se tornando realidade, ajudando a modernizar a malha rodoviária estadual”, diz o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

CANTEIRO DE OBRAS – Hoje existem no Paraná 13 grandes canteiros de obras, com mais de 36 frentes de serviços, onde trabalham mais de 350 homens na construção de estradas duplicadas. Na rodovia do Café (BR-376), entre Ponta Grossa (Campos Gerais) e Apucarana (Norte), há três canteiros.

Perto de Ponta Grossa, as equipes trabalham na duplicação de mais 11 quilômetros, próximo do Grupo Ambev, onde será construído um viaduto e, também, uma ponte sobre o rio Tibagi. Na mesma rodovia, está sendo construido um viaduto na região de Ortigueira, onde a empresa Klabin instala uma nova unidade. Em Apucarana, outro viaduto está em obra e, em breve, começam o trabalho de pavimentação até Califórnia.

Para dar mais agilidade às obras de duplicação da PR-317, entre Floresta e Campo Mourão, estão sendo usadas máquinas que fazem o solo cimento (mistura de solo com cimento, que formam placas de concretos). Além dos 11 quilômetros que serão entregues este mês, mais 14 quiolômetros (dos 53 que serão duplicados) já foram liberados para tráfego.

Até novembro, será entregue outro trecho em duplicação, o da PR-323, entre Maringá e Paiçandu (Noroeste). Todo o trecho ganhará nova camada de asfalto e também serão recuperadas as vias marginais.

No mesmo mês, estará em fase de conclusão as obras da PR-407, no Litoral. A previsão é que esta duplicação, entre a BR-277 e Pontal do Paraná, esteja pronta para a temporada de verão deste ano.

A estimativa é que novos trechos de Nova Esperança e Mandaguaçu também sejam abertos neste ano, ao longo dos 23 quilômetros de obras de duplicação. Também em 2015, alguns trechos serão entregues na rodovia entre Curitiba e Piraquara, onde estão sendo duplicados 14 quilômetros.

NOVOS PROJETOS – Os novos projetos de duplicação estão sendo concluídos, como é o caso do trecho entre Rio Branco do Sul a Curitiba, que será feito em parceria com o Grupo Votorantim. As equipes estão finalizando os projetos e a ordem de serviço deverá ser assinada ainda neste ano. Também estão em fase de projeto as obras da segunda etapa da Rodovia da Uva, que será financiada com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

CONFIRA AS OBRAS EM DUPLICAÇÕES

Obras em andamento – 362,3 km

Rodovia do Café (BR-376) – 231 km – já entregues 11 km

Mandaguaçu/Nova Esperança (BR-376) – 23 km

Floresta/Campo Mourão (PR-317) – 53 km – já entregues 14 km

Matelândia/Ramilândia (BR-277) – 5,3 km

Apucarana/Jandaia do Sul (BR-376) – 11 km

Pontal do Paraná (PR-407) – 3,5 km

Curitiba/Piraquara (PR-415) – 14 km

Curitiba/Colombo (PR-417 – 1ª etapa) – 6,5 km

Maringá/Paiçandu (PR-323) – 4 km

Londrina (PR-445) – 22,5 km- já foram entregues 12 km

Obras concluídas – 56,9 km

Guarapuava/distrito de Relógio (BR-277) – 6,5 km

Contorno de Campo Largo (BR-277) – 14 km

Medianeira/Matelândia – (BR-277) – 14,4 km

Contorno de Mandaguari (BR-376) – 11 km

Londrina a Cambé – (PR-445) – 11 km

A iniciar – 280 km

Paiçandu/Francisco Alves (PR-323)– 207 km

Curitiba/Rio Branco do Sul (PR-092) – 28 km

Curitiba/Colombo – 2ª etapa (PR-417) – 4 km

Curitiba/Campo Magro (PR-090) – 11 km

Nova Esperança/Paranavaí (BR-376) – 30 km

Fonte: Ascom/DER/PR