A bancada federal de Alagoas na Câmara e no Senado vai se reunir com o ministro dos Transportes, Pedro Passos, na próxima terça-feira, para cobrar a continuidade das obras da BR-101 dentro do cronograma previsto para conclusão dos serviços em 2012 e a publicação do edital 586/2010 do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) para pavimentação do trecho da BR-316 entre Carié e Inajá.

A audiência com o ministro foi confirmada pelo senador Renan Calheiros, líder do PMDB, que espera, assim como os demais parlamentares federais de Alagoas, uma solução imediata para o impasse na duplicação dos 248 km da BR-101 causado por erros nos projetos detectados pela superintendência do Dnit em Alagoas e que estão comprometendo o andamento das obras.

“Queremos do ministro Pedro Passos a garantia dos investimentos indispensáveis ao Estado na execução da duplicação da BR-101 e de outros projetos do setor viário, como, por exemplo, o trecho da BR-316 entre Carié e Inajá, que teve o edital suspenso em função da grave crise política sofrida pelo Ministério dos Transportes no primeiro semestre”, disse Renan, ao confirmar a audiência da bancada para terça-feira, 25.

O senador conversou, na manhã desta quarta-feira, 19, com o superintendente do Dnit em Alagoas, engenheiro Fernando Fortes, que se encontra em Brasília acompanhando a revisão de projetos da duplicação que apresentaram problemas. O superintendente confirmou ao líder do PMDB que a normalidade na execução dos serviços da rodovia depende dessa revisão, que está em andamento.

Fernando Fortes confirmou ao senador, também, que o Dnit em Alagoas detectou muitos erros nos projetos elaborados pelo Denetran e os ministérios da Defesa e dos Transportes. Ele garantiu, contudo, que essas falhas podem ser resolvidas rapidamente. Sua previsão é de que até abril do próximo ano pelo menos 100 km de duplicação da rodovia estarão concluídos.

Carié-Inajá

A pavimentação dos 49 km da BR-316 entre Carié, em Canapi (AL) e Inajá (PE), investimento orçado em R$ 48 milhões, tem recursos previstos no Orçamento da União de emendas parlamentares aprovadas em 2010. No encontro da bancada alagoana com o ministro dos Transportes, na terça-feira, Renan espera a definição de nova data para publicação do edital suspenso no início do ano.