UMA PÁSCOA BEM DOCE: Gramado, no Sul do País, é uma agradável viagem a ser feita em qualquer época do ano. Se você ainda não conhece a Cidade do Chocolate, chegou a hora. Foto: Divulgação

Eventos que unem a religiosidade e entretenimento são destaques na Semana Santa

Você conhece Gramado? Não? Então, é o momento perfeito para descobrir as belezas da “Cidade do Chocolate”, como é conhecida no cenário nacional e internacional.

Desde 2015, a Prefeitura de Gramado, por meio da Secretaria de Turismo e Gramadotur, realizam um evento que reúne os fabricantes de chocolate artesanal em uma grande atração: a “Páscoa em Gramado”.

Desde então, a Semana Santa em Gramado é uma grande festa. A Prefeitura, em conjunto com a comunidade Católica, promove também o “Gramado Aleluia”, atividade que reúne atrações marcantes da religiosidade, destacando a trajetória de Jesus.

Nessa época, a cidade fica repleta de atrações, que incluem a Procissão de Ramos, a Parada de Páscoa, a Cantata de Páscoa, as intervenções com artistas do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, as apresentações da Orquestra de Violões de Gramado, a Procissão de Passos e o espetáculo Redentor.

Até hoje, Gramado é conhecida como a “Cidade do Chocolate”, e está a todo vapor esperando por você e sua família. A organização do evento prevê aproximadamente 400 mil visitantes durante o período do evento que segue até o dia 21 deste mês.

A Páscoa em Gramado é um evento recheado de atividades. E o chocolate, sem dúvida, é a grande atração.

O que fazer?

Um dos destaques da programação deste ano são as Paradas de Páscoa, desfiles que passarão pela Avenida Borges de Medeiros, rua central da cidade. Conforme o diretor do espetáculo, David de Souza, a ideia é destacar a parte divertida da celebração.

Já a parte espiritual, intitulada Gramado Aleluia, traz as tradicionais procissões de Ramos e de Passos, em que atores encenam os últimos momentos de Jesus, além de missas na Igreja Matriz São Pedro. Além disso, a Trupe de Páscoa, com direção artística de Fabrício Ghomes, é garantia de muita interatividade e emoção com o público levando resgatando a simbologia da Páscoa.

O Reino do Chocolate

Considerado o primeiro espaço temático de chocolate do Brasil, o Reino do Chocolate foi inaugurado em 2008 pela empresa Caracol Chocolates. Quando chegar lá, quem o recepcionará é um coelhão de chocolate, o maior do mundo, que já faz parte do Guiness Book.

O visitante poderá conhecer um pouquinho da história do chocolate através de um passeio dentro do Reino em uma área de 1,6 mil metros quadrados. Crianças e adultos ficam com água da boca.

Há também a minifábrica, onde é feita a produção do chocolate em tempo real. Na cafeteria, você pode degustar um chocolate quente, café sentado em poltronas com formato de xícaras e as mesas, tabletes de chocolate. Informações: www.oreinodochocolate.com.br

Cartão-postal

Muito frequentada, a Igreja Matriz São Pedro tornou-se um ponto turístico em Gramado. A ideia de sua construção foi do arcebispo D. João Becker, em 1917.

No início, era uma pequena capela de madeira; porém, anos mais tarde, o pároco Guilhermino Maschio, iniciou a construção da igreja, que levou oito anos para ser concluída e foi inaugurada em 29 de junho de 1942, data em que se celebra o Dia de São Pedro. Daí a estátua do santo na entrada da igreja.

Em frente à igreja ficam as estatuas dos 12 apóstolos de Jesus, em tamanho real com as identificações, e o lago da matriz, um chafariz. À noite, os holofotes ficam acessos agraciando a Igreja e seus visitantes.

Rua Coberta

A Rua Coberta é um dos pontos turísticos mais visitado de Gramado, em virtude de estar bem no centro da cidade e ligar as duas avenidas. O nome original da Rua Coberta é Rua Madre Verônica, são 100 metros de comprimento, com telhado de vidro, sendo assim os turistas poderão abrigar-se durante os dias de chuva.

Durante o inverno da Serra Gaúcha, os cafés e restaurantes ficam lotados de turistas assistindo aos shows musicais de bandas locais, que apresentam-se em um palco montado na Rua. Muita gente bonita circula na Rua Coberta.

Os eventos mais conhecidos na Rua Coberta são: desfile de Moda, Feira do Móvel, Semana do Meio Ambiente, Exposição Nacional de Orquídeas e apresentações de Natal. Há lojas para quem gosta de fazer compras. As opções são artesanato feito na Serra Gaúcha, sapatos, artigos em couro, malharia, artigos esportivos, livraria, restaurantes, cafés e bistrôs e lojas de chocolates. O horário das lojas é até as 19 horas, enquanto o dos restaurantes até a meia-noite.

Gramado Zoo

Imagine visitar um zoológico à noite. Pois bem, essa é a proposta do Gramado Zoo, inaugurado em 2008, com uma área de 200 mil m² de natureza exuberante, com vistas para as montanhas e os vales de Gramado.

O zoológico tem classificação na categoria A, junto ao Ibama, que representa excelência na preocupação ambiental.

GRAMADO ZOO: Passeios noturnos para ver a onça pintada. Não deixe de visitá-lo. Foto: Divulgação

O Gramado Zoo conta com uma grande equipe de colaboradores, veterinários, biólogos e educadores ambientais, berçário e hospital veterinário, além de monitoramento com câmeras de segurança. Essencial para acompanhar e cuidar dos animais e aves ameaçadas em extinção.

Para conhecer o zoológico, os visitantes caminham cerca de 1,2 km sem grades. No Gramado Zoo os animais e as aves vivem soltos, sendo separados dos visitantes, por vidros blindados e telas de proteção reforçadas, possibilitando os animais a terem uma qualidade de vida melhor.

Lembrando que os passeios noturnos devem ser agendados com antecedência, pois são acompanhados por monitores. O Agendamento poderá ser feito por e-mail ou telefone.

Muito mais atrações

Gramado é muito mais que chocolate, a cidade é destino certo para crianças e adultos se divertirem à beça. Há o museu Hollywood Dream Cars, uma exposição de carros antigos sensacional; o Dreamland Museu de Cera, o primeiro da América Latina e o único do brasil; o Centro Municipal da Cultura, com teatro e biblioteca; o Mundo Encantado; o Parque Gaúcho, que conta a história da vida campeira do gaúcho; o Minimundo, com réplicas de construções em miniaturas; a Praça da Comunicações; a Casa do Colono; o Mundo a Vapor; o Museu do Perfume Fragram, primeiro museu do perfume do Brasil; a Vinícola Ravanello, o Palácio dos Festivais, onde acontece o Festival de Cinema de Gramado, e o Parque de Neve Snowland, entre outras atrações.

Informações sobre a programação religiosa de Gramado, clique aqui.

Onde ficar?

Hotel Petit Casa da Montanha

O hotel Petit Casa da Montanha oferece localização ideal para quem deseja ficar bem próximo ao centro de Gramado, localizado a apenas 100 metros da famosa Rua Coberta.

Como o próprio nomes já diz, o Petit Casa da Montanha, é um pequenino hotel situado a poucos metros da Rua Coberta e do Palácio dos Festivais, uma das localizações mais privilegiadas de Gramado e palco das principais atrações da cidade como o Natal Luz, o Festival de Cinema, a Festa da Colônia.

PEQUENINO: O hotel Petit Casa da Montanha está bem pertinho de tudo, em Gramado, além de ser um charme  Foto: Divulgação

Os hóspedes têm em sua estadia quartos aconchegantes, luxuosos e amplos. O hotel oferece também serviço de bufê de café da manhã, Wi-Fi gratuito, calefação, ar condicionado, TV via satélite, telefone, frigobar e secador de cabelo.

Sem dúvida, é o endereço certo para quem gosta de estar bem perto do que acontece. Informações sobre o hotel, clique aqui.

Pousada Solar da Serra

Localizada também no centro de Gramado, a Pousada Solar da Serra tem quartos com ar-condicionado e aquecimento. Além disso, o local oferece café da manhã generoso, Wi-Fi e estacionamento, ambos gratuitos.

LUXO: Solar da terra possui quartos amplos e bem confortáveis, além de um saboroso café da manhã. Foto: Divulgação

A pousada oferece ainda quartos com ar-condicionado e aquecimento, TV LCD, telefone, frigobar, e banheiros modernos. Informações sobre a pousada, clique aqui.

PROGRAMAÇÃO RECHEADA: Gramado oferece uma programação repleta de chocolate. Foto: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui