Passageiro de ônibus é autuado por crime ambiental na BR-116, na BA
CRIME AMBIENTAL: Homem é autuado por crime ambiental. Ele foi flagrado com 3 aves silvestres na BR-116, em Vitória da Conquista (BA). Foto: Divulgação/PRF-BA

Flagrante foi registrado nessa terça-feira (31), em Vitória da Conquista

Um homem foi autuado por crime ambiental cometido por caça predatória, tráfico e criação ilegal de animais silvestres. A ocorrência foi registrada durante a abordagem a um ônibus no km 830 da BR-116, em Vitória da Conquista (BA).

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF),  foram resgataram três pássaros silvestres, durante abordagem ao coletivo, à noite, nessa terça-feira (31).

Ainda de acordo com a PRF, ao abordar um ônibus de turismo, as aves silvestres são popularmente conhecidas por “coleirinha”. Os pássaros estavam aprisionados em uma gaiola que estava dentro de uma mochila.

O homem que fazia o transporte ilegal foi identificado e não apresentou documentação emitida por órgãos ambientais. Questionado, ele informou que estava levando as aves para São Paulo (SP).

Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), e o passageiro de 34 anos responderá na Justiça por crime contra o meio ambiente previsto na Lei 9.605/98.

Os pássaros foram encaminhados aos cuidados do órgão ambiental local, onde receberão os primeiros cuidados para depois serem devolvidos à natureza.