Não é só quem pôde pegar avião para viajar este final de ano que conviveu com atrasos. O movimento no Terminal Rodoferroviário de Brasília é intenso às vésperas do feriado do Ano Novo. Só ontem (28), foram 9.318 passageiros chegando à Brasília ou saindo da cidade. Circularam no terminal 534 ônibus nesta quinta-feira. Num dia normal, a rodoferroviária de Brasília, como é conhecido o terminal, registra um movimento de 350 ônibus e 4,5 mil passageiros.
“No período do Natal e do Ano Novo, o movimento aumenta 80%”, afirmou o administrador da rodoferroviária, José Furtado Pereira. A estatística leva em conta que cada passageiro leva, pelo menos, dois acompanhantes ao terminal. Segundo ele, no entanto, o movimento do reveillon é inferior ao do Natal em cerca de 15%. Para fazer a comparação, Furtado usou a sexta-feira, dia 22, que antecedeu o fim de semana do Natal, quando 12.883 passageiros circularam pelo terminal, seja no embarque ou no desembarque. Já no dia 28 de dezembro de 2005, que também foi uma sexta-feira, foram 8.145 passageiros saindo e chegando.
A explicação para a concentração maior de viagens no período que antecede o Natal, para o administrador da rodoferroviária, é o fato de muitas pessoas terem um recesso emendado do Natal ao Ano Novo e já viajarem para as férias de janeiro.
Mesmo com menos pessoas circulando no terminal de Brasília na semana anterior ao reveillon, em relação à mesma semana do Natal, o movimento é grande e faz com que administração da rodoferroviária use a plataforma inferior para os desembarques. “Foi a primeira plataforma da rodoferroviária, embargada pelos órgãos do meio ambiente há alguns anos. Mas temos que recorrer a ela para o desembarque, se não haveria mais atrasos nos embarques”, justifica Furtado.
Segundo ele, como é usada só para o desembarque, a alternativa da plataforma inferior não causa tantos transtornos aos passageiros, que rapidamente deixam o local. “O desembarque não é como o embarque em que as pessoas chegam com antecedência e permanecem mais tempo no terminal. De toda forma, para não tornar a pouca permanência ali muito desagradável, determinados que os ônibus desliguem os motores assim que estacionam”, afirmou.
Por ter as baias para o estacionamento de ônibus paralelas ao meio-fio, a rodoferroviária de Brasília tem só 13 boxes e é comum registrar atrasos nessa época de movimento intenso, conforme admite o administrador do terminal. “Mas são atrasos, em média, de meia hora, concentrados entre as 16 horas e as 23 horas”, disse. Além da demanda do período, os atrasos se justificam pelo excesso de bagagens que os passageiros carregam. “Principalmente aqueles que vão para o Nordeste. Com isso, é mais demorado embarcar e qualquer atraso já desencadeia mais atrasos em outros ônibus”, explica.
Regina de Sousa Lima chegou antes das 17 horas na rodoferroviária para embarcar às 17h15, para Corrente, no Piauí. O ônibus, da Real Expresso, só estacionou às 19h00 no Box de número quatro e partiu por volta de 19h30. “A gente vem com criança e espera todo esse tempo. No ano passado não atrasou, mas quebrou no caminho. Não é fácil”, desabafou a dona-de-casa carregando o filho de 10 meses no colo. Ela disse que reclamou várias vezes com os funcionários da empresa, mas não conseguiu resposta sobre o porquê do atraso.
O administrador da rodoferroviária admite que o terminal não oferece conforto para aqueles que chegam com antecedência para embarcar. Segundo ele, o mal aproveitamento do espaço na rodoferroviária será solucionado somente quando o governo do Distrito Federal construir o terminal rodoviário cujo projeto foi feito pela secretaria de Obras e que já foi aprovado pelos órgãos competentes. “Os passageiros merecem um terminal melhor, mais bonito e com mais capacidade de atendimento”, observou.