O presidente da Federação Nacional dos Policiais Rodoviários Federais (FenaPRF), Gilson Dias da Silva, afirma estar praticamente descartada a possibilidade de greve dos patrulheiros este mês. Segundo ele, em reunião no Ministério do Planejamento (MP), o governo federal se comprometeu a abrir pelo menos mais 3 mil vagas para a corporação, atender à exigência da categoria de nível superior para ingresso na carreira e incorporar a parcela complementar criada a partir da aprovação da Medida Provisória 305.

“Esses três pontos devem ser incluídos em uma MP que já abrange outras 10 categorias. Pelo menos até essa data, não vai haver paralisação”, afirma Gilson Silva. No entanto, o ministério confirma apenas o atendimento às reivindicações das classes já presentes no texto da medida. Hoje, a partir das 9h, representantes da União e da federação vão se reunir para começar as negociações sobre a recomposição salarial dos policiais. No encontro, os técnicos do Planejamento devem apresentar uma contraproposta à tabela incluída no termo do acordo firmado em dezembro de 2007.

De acordo com integrantes das comissões de Negociação e de Greve da FenaPRF, se houver consenso sobre os vencimentos, a nova tabela poderá ser publicada na mesma medida provisória. Em contrapartida, o ministério informa que o governo não pretende fazer modificações em rendimentos. Acrescenta que os acordos firmados com as 10 categorias dizem respeito à repactuação dos prazos para concessão de reajustes, em função dos problemas no Orçamento causados pelo fim da CPMF.

Em um único ponto as declarações da federação e do governo convergem: o ministério afirma que o que for fechado hoje entre os representantes dos policiais e a União vai ser incluído na medida provisória já pronta.

Trânsito

Às vésperas da semana santa, o Núcleo de Humanização do Trânsito do Centro Universitário Newton Paiva (NHTrans) promove, em várias rodovias estaduais, a Operação Gentileza no Trânsito – blitzes educativas para prevenção de acidentes. Os veículos vão ser parados e os motoristas receberão material informativo com mensagens voltadas para a conscientização sobre o valor da vida.

A primeira ação ocorre hoje, das 8h30 às 11h30, na BR-356, em frente à Copasa, sentido Belo Horizonte/Rio de Janeiro. Na segunda e terça-feira, vão participar do projeto o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER MG), a BHTrans, o Detran MG, a Liga Mineira de Trauma e outras entidades. A programação está marcada para começar às 9h, no dois dias, no km 6 da MGT 262, na saída para Sabará, perto do Posto 75.