O convênio para continuidade das obras na rodovia Sinop a Cláudia, assinado esta semana, garantiu a pavimentação de mais 11 km este ano. A previsão, segundo o presidente da associação dos beneficiários da rodovia e vice-prefeito de Cláudia, Elírio Geninho Delani, é que os trabalhos comecem mês que vem.

Ele declarou que ainda deve marcar uma reunião com a empreiteira para definir a retomada da pavimentação. “Já nos reunimos com a associação e está tudo acertado”, acrescentou. Pelo consórcio, cada produtor repassa sacas de soja e arroz para a associação, correspondente ao tamanho de suas propriedades, que são revertidas à pavimentação. Os outros 50% são bancados pelo Estado.

Nesta etapa serão investidos R$ 3,8 milhões. A obra total é avaliada em R$ 20 milhões. A pavimentação começou em 2004, quando foram pavimentados 20km. Em 2005 foram mais 10 e, ano passado, as obras não avançaram, devido a crise do agronegócio. O percurso entre os dois municípios é de 90km.

O asfaltamento vai viabilizar o escoamento da produção agrícola e madeireira de Cláudia e outras comunidades da região, principais atividades. O município tem 45 indústrias madeireiras e, ano passado, produziu cerca de 75 mil hectares. Todos os anos, produtores enfrentam problemas com o escoamento da safra, principalmente no período chuvoso.