O sistema de cobrança de pedágio por quilômetro rodado passará a ser executado em no máximo 40 dias na Região Metropolitana de Campinas (RMC).

Essa é a promessa do governador Geraldo Alckmin, que afirmou, na última semana, que a Rodovia Santos Dumont (SP-75), que liga Campinas a Sorocaba, será a primeira a receber a tecnologia.

A melhor notícia para os moradores de Jaguariúna, porém, fica por conta de outra afirmação de Alckmin, que confirmou que a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) está realizando estudos para que a Rodovia Adhemar Pereira de Barros (SP-340), que liga Campinas a Jaguariúna, se torne a segunda a utilizar o sistema de cobrança por quilômetro rodado.

O novo formato coloca um “ponto final” na antiga disputa entre o Governo e a Renovias, que se arrastava há meses. Alckmin exigia da concessionária a construção de mais uma praça de pedágio, em Mogi Mirim, como previa o contrato de concessão. Com isso, o preço da tarifa para moradores da cidade cairia pela metade. A empresa, por sua vez, alegava não ter nenhuma cláusula de obrigatoriedade no acordo assinado. Em entrevista, Alckmin confirmou a nova postura. “Com o novo sistema de cobrança não faz sentido exigir a construção de nova praça”.

Devido à disputa entre as partes, em 2011, Jaguariúna foi palco frequente de protestos contra os altos preços dos pedágios. As manifestações pediam o cumprimento da promessa feita, ainda em 2010, pelo então governador Alberto Goldman, que havia reafirmado o compromisso assumido por José Serra que dizia que até setembro de 2011 a praça seria desmembrada. Desde então, o prefeito da Jaguariúna, Gustavo Reis (PMDB), também cobrava do Governo um desconto de pelo menos 70% no pagamento da tarifa para os motoristas de veículos com placa da cidade. Atualmente, quem vai de Jaguariúna até Campinas (18 Km) tem apenas 20% de desconto no valor da tarifa, desde que seja usuário do sistema Sem Parar.

Cadastramento começa pela SP-75
Segundo a Artesp, todo o trabalho para o funcionamento da cobrança ponto a ponto, junto à concessionária responsável pela Rodovia Santos Dumont, já foi feito e, no momento, só está sendo aguardado que a empresa vencedora da licitação entregue os equipamentos que farão a leitura e cálculos dos pedágios. Assim que o material chegar, será dado início ao cadastramento dos usuários e, em seguida, a entrega gratuita dos aparelhos de cobrança para os motoristas das cidades localizadas na extensão da rodovia – Sorocaba, Itu, Porto Feliz, Salto, Cabreúva, Indaiatuba e Campinas. O investimento para a implantação da estrutura será de R$ 24 milhões, incluindo a aquisição de um milhão de tags (leitores), câmeras, pórticos, antenas e outros equipamentos necessários para o funcionamento pleno desse tipo de sistema.

Para evitar falhas, há alguns meses, foi instalada uma antena na praça de pedágio de Indaiatuba, período em que foram realizados testes com ajuda de carros já equipados com o equipamento. A previsão é que dentro de 15 dias os conjuntos de pórticos previstos para a via comecem a ser instalados. De acordo com a Artesp, serão nove pórticos em cada um dos dois sentidos da rodovia entre o Km 15 e o Km 76 da Rodovia SP-75.

Antenas como as de celulares, que identificarão quanto percorreu o motorista, também serão instaladas, além de cabines específicas para usuários do novo sistema. A cobrança manual será mantida e durante o funcionamento desse sistema ponto a ponto, o motorista poderá fazer a recarga da mesma forma como já ocorre com o sistema Sem Parar, só que utilizando o formato pré-pago. Esse “abastecimento” só poderá ser feito em locais que serão definidos posteriormente pelos municípios.

Neste projeto piloto, os usuários poderão optar em aderir ou não o modelo. Quem escolher o novo tipo de cobrança não terá um acréscimo, já que o valor será o mesmo usado como base para calcular as tarifas que estão em vigor nos pedágios tradicionais, ou seja, os carros de passeio irão pagar R$ 0,14 por quilômetro rodado.