O pedágio da Linha Amarela deve ficar mais caro já nos primeiros minutos de 2009. De acordo com a newsletter eletrônica do prefeito Cesar Maia, a partir desta quinta-feira, as tarifas serão reajustadas. Apesar do anúncio, o decreto com a autorização para o aumento ainda não foi publicado no Diário Oficial.

De acordo com a concessionária que administra a via, o reajuste acontece tradicionalmente nos primeiros dias do ano e toma como base o Índice de Preços ao Consumidor Amplo Especial (IPCA-E) acumulado ao longo do ano, que está em torno de 6%. No entanto, como a medida ainda não foi publicada no Diário Oficial, a concesionária não quis revelar quais serão os valores das novas tarifas.

No último reajuste, a tarifa básica – para automóveis, caminhonetes e furgões de dois eixos simples, que correspondem à grande maioria dos cerca de cem mil veículos que cruzam diariamente a praça do pedágio – passou de R$3,40 para R$3,50.

A exemplo do que aconteceu nos últimos reajustes, o aumento não mudará a rotina dos usuários do Passe-Livre, sistema pré-pago da tarifa com débito automático no cartão de crédito ou na conta corrente. A diferença entre as tarifas será debitada automaticamente.