Primeira PPP no país, licitação terá concessão de 25 anos. São seis pontos de cobrança com tarifas entre R$ 1,70 e R$ 19,80
Pista sem buracos, apoio em casos de emergência e sinalização de qualidade. Para usufruir de todos esses benefícios, os motoristas que trafegam pelos 371 quilômetros da rodovia MG-050, ligação do entroncamento da BR-262 com a divisa de Minas e São Paulo, terão de arcar com uma contrapartida: pagar pedágio que varia de R$ 1,70, para motocicletas, a R$ 19,80, para veículos com seis eixos. Carros de passeio pagarão R$ 3,30. São seis pontos de cobrança – Azurita (km 81); Córrego das Colheres (km 140); Formiga (km 219); Capitólio (km 270); Rio Conquista (km 333) e São Sebastião do Paraíso (km 389) – e a tarifa e os serviços começam a vigorar em 13 de junho.
Quem passar pela rodovia terá à disposição trabalho de guincho, socorro de emergência e seis postos de informação com estacionamento, fraldário, banheiros e água. A cobrança foi estipulada pelo edital de licitação da rodovia, do qual a empresa Nascentes das Gerais foi a vencedora da primeira parceria público-privada (PPP) do país e terá concessão sobre o trecho pelos próximos 25 anos. Até 2032, a concessionária prevê investimentos de R$ 712 milhões. Para reduzir o valor a ser cobrado, o governo de Minas repassará R$ 658 mil mensais. O pedágio tem a menor tarifa entre as rodovias de pista simples. No Rio Grande do Sul, a cobrança varia de R$ 0,05 a R$ 0,12 por quilômetro. Enquanto no Paraná e no Rio de Janeiro, a taxa é de R$ 0,08 e R$ 0,09, respectivamente.
O preço do pedágio varia de acordo com o número de eixos e o tipo de rodagem, simples ou dupla. Carros de passeio, caminhonetas e furgões pagarão R$ 3,30, o equivalente a R$ 0,05 por quilômetro. Caminhões com mais de seis eixos e veículos especiais, que transportam cargas superpesadas, pagarão pelo número de eixos excedentes. A tarifa é estipulada de acordo com critérios, como a verba investida em novas obras, o número de veículos que circulam pela rodovia e os recursos gastos com manutenção e operação.
Ao todo, foram investidos R$ 70 milhões, durante os 12 primeiros meses de revitalização das vias, com a pavimentação de 109 quilômetros de pista, pontes e viadutos, a eliminação de buracos, instalação de cinco mil placas sinalizadoras, pintura de faixas e implantação de terceira pista em pontos de maior risco. Foram recuperados 16 trechos da estrada que tinham problemas de erosão e 35 pontes e viadutos tiveram instalação de protetores metálicos. Passam pela MG-050, diariamente, 30 mil veículos, em média.
Manutenção
Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Fuad Noman, de acordo com o edital, a empresa poderia começar a cobrar o pedágio depois de terminadas as obras de emergência e das instalações dos serviços. “Nos próximos cinco anos, serão investidos mais de R$ 300 milhões e, nos anos seguintes, serão feitas apenas manutenção e obras de emergência”, diz.
Para orientações sobre questões relacionadas à rodovia e para opinar sobre a qualidade das atividades, os motoristas poderão ligar para o telefone 0800-282-0505, disponível, inclusive para celulares. Além disso, seis postos de atendimento serão criados nas beiras da rodovia, próximas aos municípios de Juatuba, Divinópolis, Formiga, Capitólio, Passos e São Sebastião do Paraíso.