Vários problemas evidenciam que o pedágio na MT-130, rodovia que liga Rondonópolis e Primavera do Leste, começou sem o devido preparo para o seu funcionamento. Na noite de terça-feira (16/10), por exemplo, caminhoneiros fizeram uma manifestação, interrompendo a passagem de veículos na praça de pedágio, diante da negativa de recebimento de cartões eletrônicos para o pagamento.

Nos dois primeiros dias da cobrança, vários caminhoneiros que fazem uso de cartões eletrônicos para pagamentos de pedágio estavam sem ter como prosseguir viagem, parados na praça de cobrança, pois alegavam que não tinham como desembolsar dinheiro próprio para o pagamento, uma vez que em todo o Brasil as praças de pedágio aceitam os cartões eletrônicos específicos para o sistema. O uso de dinheiro vem sendo evitado por caminhoneiros até por causa dos assaltos.

Após o protesto, acabou havendo um acordo para liberar a passagem dos caminhoneiros que fazem uso dos cartões eletrônicos. A empresa informou que está providenciando a instalação da máquina do Visa Vale Pedágio e do sistema Via Fácil, utilizados por caminhoneiros em todo o Brasil. De forma provisória, esses usuários estão sendo liberados mediante a realização de um registro, com dados do cartão e do caminhão, para posterior cobrança junto à operadora.

Atualmente, a praça de pedágio em Rondonópolis está apta apenas ao recebimento de dinheiro, cheque no valor das tarifas e do Vale Pedágio DBTrans (cupom). Além da falta de preparo da estrutura para o começo da cobrança, os transtornos iniciais mostram que faltou à concessionária da MT-130 a realização de uma ampla campanha de conscientização da população das cidades da região, enfocando como funcionaria a novidade e seus benefícios.

Um dos caminhoneiros reclamou ainda quanto à divergência entre o valor pago na praça de pedágio, cerca de R$ 46,00, e o valor do recibo entregue, de R$ 6,50, referente a automóvel e camionete. A divergência, segundo ele, gera sérios transtornos para a prestação de contas perante as transportadoras. No entanto, conforme a empresa externou, através da sua assessoria, esta informação não procede, pois o sistema usado é informatizado e fiscalizado por entidades reguladoras.

Sitiantes, chacareiros e profissionais da zona rural de Rondonópolis também reclamam que não receberam as devidas informações sobre como o sistema de pedágio funcionaria, assim como reclamam de prejuízos financeiros já que fazem uso diário da rodovia para chegar à zona urbana do município.

VALORES
Exemplificando alguns valores, automóveis e camionetes vão pagar R$ 6,50 cada vez que passarem pelo pedágio. Motocicletas pagam R$ 3,25. Caminhões bitrem articulados com 8 eixos dupla, R$ 52,00. Já caminhões rodotrem, com 9 eixos dupla, R$ 58,50.