
De acodo com a publicação no Diário Oficial do Estado (DOE), usuários passam a pagar tarifas de R$ 6,40 (manual) e R$ 6,08 (automático), a partir de 0h
Os usuários da Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) vão começar a pagar tarifa de pedágio no valor de R$ 6,40, na nova praça a ser inaugurada no km 215+100, em São Pedro (SP), a partir de 0h deste sábado (16), de acordo com a concessionária Eixo SP, responsável pela rodovia.
Segundo a empresa, a autorização foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), nesta sexta-feira (15). Uma novidade é o pagamento por meio de um sistema inédito no país, que prevê descontos para veículos de passeio por uso frequente nas pistas automáticas.
Ainda de acordo com a Eixo SP, o início da cobrança se deve ao cumprimento contratual de melhorias no pavimento e na sinalização, além da estrutura de serviços oferecida, inseridas no Programa Intensivo Inicial (PII).
Valores das tarifas a partir deste sábado (16):
Rodovia Geraldo de Barros (SP-304) – km 215+100 – São Pedro II | ||||
Categoria | Tipo | Eixos | Manual | Automática |
CAT 1 | Automóvel, Caminhonete, Tricíclo, e Furgão | 2 | R$ 6,40 | R$ 6,08 |
CAT 2 | Caminhão leve, Micro Ônibus, ônibus, Caminhão Trator e Furgão | 2 | R$ 12,80 | R$ 12,16 |
CAT 3 | Caminhão Trator, Caminhão Trator com semi reboque e Ônibus. | 3 | R$ 19,30 | R$ 18,33 |
CAT 4 | Caminhão com reboque, Caminhão Trator com semi reboque. | 4 | R$ 25,70 | R$ 24,41 |
CAT 5 | Caminhão com reboque, Caminhão Trator com semi reboque. | 5 | R$ 32,10 | R$ 30,49 |
CAT 6 | Caminhão com reboque, Caminhão Trator com semi reboque. | 6 | R$ 38,50 | R$ 36,57 |
CAT 7 | Automóvel ou Caminhonete com semi reboque. | 3 | R$ 9,60 | R$ 9,12 |
CAT 8 | Automóvel ou Caminhonete com reboque. | 4 | R$ 12,80 | R$ 12,16 |
CAT 9 | Motociclista, Motoneta e bicicleta a motor | 2 | R$ 3,20 | – |
Desconto progressivo
De acordo com a concessionária, pela primeira vez no Brasil, motoristas que viajam pelas 12 rodovias sob concessão da Eixo SP têm descontos por uso contínuo. O DUF – Desconto de Usuário Frequente está integrado às operadoras do sistema eletrônico de pagamento de pedágio. Na prática, o desconto para veículos de passeio (categoria 1) começa a contar a partir da segunda passagem realizada na mesma praça de pedágio, no mesmo sentido de fluxo e dentro de um mesmo mês calendário.
A redução progressiva ocorre até a 30ª viagem no mês, conforme percentual fixo de redução em relação à tarifa cobrada na viagem anterior, até atingir a Tarifa Mínima determinada para a praça de pedágio, dentro de um mesmo mês calendário.
A partir da 31ª viagem no mês, a Tarifa Mínima será cobrada em todas as viagens adicionais até o final do respectivo mês calendário. Os valores serão descontados automaticamente para o pagamento da fatura enviada pela operadora da tag instalada no veículo.
Desconto de 5% nas pistas automáticas
Os usuários de qualquer categoria de veículo que utilizam as pistas automáticas com as tags nas rodovias da Eixo SP têm 5% de desconto no pagamento das tarifas.
O benefício de 5% para veículos na categoria 1 é válido na primeira passagem no mês calendário. A partir da segunda passagem, ocorre a inclusão automática no sistema DUF.
Novas praças e velocidade controlada
Em atendimento ao cronograma do contrato de concessão, a concessionária Eixo SP inicia, progressivamente, a operação das 16 novas praças de pedágio, que inclui também a gestão das cinco já em operação desde o início da concessão.
Todas as praças de pedágio contam também com lombadas eletrônicas nas pistas automáticas e mistas. A velocidade estabelecida na região que abrange as praças é de 40 km/h.
Confira a localização das novas praças de pedágio:
Município | Rodovia | KM | Status |
Piracicaba | SP-308 | 182+250 | Em operação |
São Pedro | SP-304 | 183+400 | Em operação |
São Pedro | SP-304 | 215+100 | A partir de 0h de 16/10/21 |
Torrinha | SP-304 | 255+800 | Em operação |
Piratininga | SP-294 | 367+800 | Em operação |
Garça | SP-294 | 425+700 | Em operação |
Oriente | SP-294 | 474+800 | Em operação |
Parapuã | SP-294 | 551+700 | Em operação |
Inúbia Paulista | SP-294 | 581+700 | Em operação |
Pacaembu | SP-294 | 623+100 | Em operação |
Santa Mercedes | SP-294 | 670+800 | Em operação |
Martinópolis | SP-425 | 400+100 | Em operação |
Indiana | SP-425 | 436 | Em operação |
Rancharia | SP-284 | 531+200 | Em operação |
Paraguaçu Paulista | SP-284 | 458+300 | Em operação |
Cabrália Paulista | SP-293 | 2 | Em operação |
Maior concessão rodoviária do país, a Eixo SP irá contribuir com o desenvolvimento dos municípios. O repasse do Imposto Sobre Serviços (ISS) pela operação das praças, além da operação nos 62 municípios, prevê a injeção de R$ 2 bilhões ao longo da concessão aos cofres das prefeituras, valores que irão contribuir em serviços como saúde, educação e infraestrutura.
Sobre a Eixo SP
A Eixo SP administra o lote Pipa (Piracicaba-Panorama), malha com mais de 1.273 quilômetros de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul.
Segundo a empresa, trata-se do maior contrato sob supervisão da Agência Reguladora de Serviçços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Mais informações no site: www.eixosp.com.br.