Pedágios da BR-040/GO/MG não começaram nem vão começar a cobrar tarifas, nesta semana
SEM DATA DEFINIDA: Pedágios da BR-040/GO/MG não começaram nem vão começar a cobrar tarifas, nesta semana. Foto: Divulgaçao/Dnit

Estradas apurou que início de cobrança deve acontecer somente na segunda quinzena de março, ou seja, após 30 dias da assinatura do contrato, que está previsto para ocorrer até 10 de fevereiro

A cobrança de pedágio na rodovia BR-040/GO/MG, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO)atualmente sob gestão do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), NÃO começou nem vai começar, nesta semana, conforme divulgado por alguns sites de Minas Gerais.

O Estradas apurou, com exclusividade, que a cobrança das praças – atualmente sob administração doo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) deve ocorrer somente no segunda quinzena de março, caso tudo transcorra sem intercorrências no processo de assinatura do contrato, que está previsto para ocorrer até o dia 10 de fevereiro deste ano.

De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), o grupo Vinci Highways venceu o leilão em setembro do ano passado, e, em 31 de outubro de 2024, homologou o resultado do Leilão para concessão do sistema rodoviário da rodovia BR-040/GO/MG à proponente Vinci Highways S.A.S.

Ainda de acordo com a Agência, diante disso, o início da cobrança de tarifas de pedágio só deve começar – assim como ocorre em todas as concessões de rodovias federais no Brasil – após a concessionária ter cumprido com todas as exigências contratuais, que acontecer somente em fim de março ou começo de abril.

Pedágios da BR-040/GO/MG não começaram nem vão começar a cobrar tarifas, nesta semana
FIM DA VIA040: Em agosto de 2024, a Via040 deixou a operar na BR-040/GO/MG, e efetuou a entrega do trecho de forma amigável, alegando prejuízos financeiros. Foto: Divulgação

Veja a resposta da ANTT, na íntegra:

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) esclarece que o trecho da BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Cristalina (GO), está atualmente sob administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A vencedora do leilão, Vinci Highways, somente iniciará suas operações e a prestação de serviços em até 30 dias após a assinatura do contrato, prevista para ocorrer até 10 de fevereiro.

A cobrança nas praças de pedágio será iniciada somente após a nova concessionária demonstrar que atendeu às condições técnicas necessárias para a transição operacional da rodovia. As tarifas seguirão a tabela definida no edital, considerando o desconto de 14,32% oferecido pela Vinci Highways durante o leilão, além de ajustes relacionados à inflação. Os cálculos das tarifas serão divulgados após a vistoria e antes do início da cobrança.

As informações sobre a assinatura do contrato, o início das operações e a cobrança das tarifas serão amplamente divulgadas pela ANTT com antecedência, garantindo a transparência do processo.”

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23 COMENTÁRIOS

  1. Deixo aqui algumas perguntas.
    Para onde vai o dinheiro do IPVA?
    Não deveria ter uma prestação de contas?
    Os prejuízos com cabotagem de vários veículos, pneus estourados e até vidas perdidas por falta de manutenção na via, não teria que ser indenizado?

  2. Estou em Caldas novas GO e vou para BH. Alguém sabe me informar qual a melhor opção: 040, 262 ou vou por SP?

  3. E um absurdo cobrar 17 reais de pedágio na Br 040 a pista está horrível

    • Deve ser mais uma enpresa laranja da esquerda comunista,para começar com esse valor,absurdo.

  4. Essa rodovia 040 saindo de Brasília até no rio de janeiro e um lixo..passei semana passada de caminhão,cai nuns buraco que chegou a quebra mola e estoura grampo das molas.ja era ruim com pedágio agora sem pedágio tava horrível,já de BH até no rio absurdo valor do pedágio p anda trechos de pista simples e estrada ruim e só no brasil mesmo essa vergonha

  5. Uma vergonha estrada com o pedagio mais caro do mundo e nada de beneficio,estamos sendo roubados denovo

  6. A maior parte da estrada é pista única absurdo, ter que pagar pra correr risco .

  7. Sou caminhoneiro atendendo varias cidades de minas Gerais, e me envergonho de situações de varias rodovias em minas , o descaso e a robalheira desse governo que pra mim tentao tampar o sol com a peneira vendo tudo errado e nao fasem nada so roubao tenho vergonha de tudo isso .citando, ( BR 262 , 153, 381, e varias outras 040 liga la em Brasília distrito federal , á bosta da 040 lixo .

  8. Só espero que essa empresa consiga realmente fazer um serviço descente, pois, a estrada é ruim em vários pontos, já na foto da reportagem colocaram um trecho bonito, duplicado. Vamos aguardar os resultados, pois, os governos estadual e federal já levam o dele no imposto do carro, IPVA e outros que circulam os veículos, né.

    • Consertesa e mais uma enpresa laranja da esquerda comunista, começar cobrando 16.94 é um absurdo,um tapa na cara de quem trabalha e paga imposto.

  9. BR 040 uma vergonha esse governador Zema ladrão desqualificado vagabundo eu odeio esse nazista filho de uma

  10. Sem dúvidas transitar por Minas Gerais é uma vergonha, estradas muitíssimo mal cuidadas, pedágios caros, sem retorno algum. Espero que está nova concessão seja melhor administrada e vistoriada, que venha a duplicação.

  11. Racionalmente prefiro pagar um pedágio justo, mesmo que alto, do que transitar numa rodovia cheia de perigo por falta de manutenção.
    Vide BR 040 antes com pedágio com a Via40 e agora sem cobrar pedágio sob administração do DNIT.

    • Até poderia ser uma lógica, mas mesmo com a via 040 a estrada deixava muito a desejar, viaje por São Paulo que os pedágios são mais justos e verás que aqui em Minas mesmo com pedágio as estradas são péssimas.

    • O problema do brasileiro é esse! Já pagamos a maior taxa de impostos no Brasil e nosso dinheiro é desviado e não volta como benefícios para população.
      Não bastasse tanto imposto ainda empurram guela abaixo do cidadão um Pedágio caríssimo para podermos transitar entre uma cidade e outra.
      País de só rouba o cidadão!

  12. Nas pontes não há duplicação de pista , evidência de desleixo das concessionárias com a vida humana. Alguma dúvida????

  13. Em MG o governo cobra IPVA 4%, um dos três mais altos do Brasil! E só ano passado privatizou 900 km de estradas estadual gerando alguns postos de pedágios! E as privatizações continuam a todo vapor! (BR,MGs) e o IPVA deveria estar a 2% devido às privatizações que todos os anos faz com que os motoristas são obrigados a bancar (BI TRIBUTAÇÃO)… vergonha! Imoral e porque não ilegal?…

  14. Um absurdo cobrar pedágios em trechos sem duplicação, asfalto ruim cheio de remendos, falta de sinal de celular, mas fazer o quê brasileiro gosta de pagar pelas obrigações do governo !!!!!!!!

  15. Sempre passo por está rodovia última vez já está cheia de buracos

  16. Estrada muito mal cuidada muitos buracos com perigo de acidentes graves, tinha que fazer uma boa manutenção pra depois cobrar pedágio. Uma BR que liga a capital do brasil tinha que ser exemplo.

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