Pedágios da "Estrada do Feijão" (BA-052) já cobram mais caro pelas tarifas
AUMENTOU: Pedágios da "Estrada do Feijão" (BA-052) já cobram mais caro pelas tarifas. Foto: Divulgação

Novos valores estão em vigor, desde à 0h deste sábado (26); aumento foi em cima da hora e pegou motoristas de surpresa

Quem cruzou a praça da BA-052, a “Estrada do Feijão”, na Bahia, nas primeiras horas deste sábado (26), surpreendeu-se ao ter que pagar pela tarifa. Isso porque os valores tiveram aumento em cima da hora. O anúncio foi feito pela AGERBA, responsável pela regulação de rodovias concedidas no Estado da Bahia.

Vale ressaltar que esse reajuste é previsto no contrato de concessão com a empresa Concef S.A. e ocorreu anualmente. Mas, assim como ocorre com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pela rodovias federais, e a Artesp, que regula as rodovias concedidas no Estado de São Paulo, a AGERBA também desrespeitou os usuários das rodovias baianas e autorizou o aumento com menos de 24 horas da entrada em vigor.

Nessa sexta-feira (25), a Agência publicou no Diário Oficial do Estado a Resolução 31/25, que autorizou o aumento das tarifas da BA-052, a “Estrada do Feijão”, já na sexta-feira (25). Porém, a concessionária Concef resolveu colocar o aumento em prática somente neste sábado (26), poucas horas depois da autorização.

Em resumo, o desrespeito com os usuários da via é real e reincidente. Em junho passado, a AGERBA também usou dessa prática com o aumento da Bahia Norte, quando anunciou o aumento também em cima da hora.

Diante disso, quem sai sempre perdendo são os usuários das rodovias concedidas, seja no âmbito federal seja no âmbito estadual, como exemplo da AGERBA, na Bahia, e da Artesp, em São Paulo.

Como ficam os valores da Estrada do Feijão

Segundo a Resolução 31/25, em seu Art. 1º, fica autorizada a Concessionária Estrada do Feijão SPE S.A. o reajuste de 5,35 % das Tarifas Básicas de Pedágio a serem praticadas, após a devida autorização de cobrança, na Praça de Pedágio BA-052, em conformidade com o constante no Processo Administrativo AGERBA Nº. 081.2159.2025.0004588-89.

Já no § 1º, a Resolução menciona que o reajuste informado corresponde exclusivamente à incorporação da variação de IPCA, de acordo com o previsto no Contrato de Concessão nº 01/2018 e seus aditivos.

§ 2º – A Tarifa Básica de Pedágio passará de R$21,050 para R$22,176 Art. 2º – Após o procedimento de arredondamento, as tarifas serão praticadas conforme tabela abaixo:

Pedágios da "Estrada do Feijão" (BA-052) já cobram mais caro pelas tarifas
AUMENTO: A partir de 0h deste sábado (26), usuários PAGARÃO MAIS pelas tarifas na BA-052. Foto: Divulgação

2 COMENTÁRIOS

  1. Estupidamente insensível esse aumento e os valores cobrados.
    O governo escraviza seus contribuintes além de BI-TRIBUTAR a todos nós.
    Para onde vai a ARRECADAÇÃO do IPVA, para qual bolso vai?
    Para pagarmos pedágio deveriam ACABAR com IPVA.

  2. Estupidamente caro esses valores e principalmente o último aumento.
    Abusivamente o governo do estado escraviza seus contribuintes, é inadmissível esse abuso autoritário.

Comentários encerrados