No caso da Dutra as viagens internacionais não conseguiram atrair investidores estrangeiros

De acordo com a Deliberação 93/22, publicada no Diário Oficial desta quarta (23), não ficou claro se as motocicletas deixarão de pagar pedágio. Redução nas tarifas não é a mesma anunciada pelo ministro Tarcísio, no ano passado

As tarifas das nove praças de pedágio, incluindo as auxiliares, da concessionária NovaDutra, agora responsável pela Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), terão redução a partir de 0h de 1º de março, exceção as de Jacareí, no km 165, conforme a Deliberação 93/22, publicada  no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (23).

De acordo com o documento, não há menção de valores para as motocicletas, o que leva ao entendimento que esse tipo de veículo deixará de pagar tarifa, como havia sido divulgado pelo governo federal no ano passado.

Diferentemente do que afirmou o ministro Tarcísio de Freitas, as novas tarifas a serem cobradas dos usuários não terão redução de 35%, conforme ele disse em várias ocasiões no ano passado.

Freitas também estimou que os investimentos na nova concessão chegariam perto de R$ 32 bilhões em outra matéria veiculada na Agência de notícias do governo. Nesta ocasião ele estimava a redução do pedágio em 20%;

No mundo real, a concessão da Dutra terá investimentos de R$ 14,8 bilhões, conforme consta no contrato assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e não os anunciados R$ 32 bilhões. 

Em 2015, quando a concessão da Ponte Rio-Niterói foi renovada, o Grupo CCR, o mesmo que administra a Dutra, perdeu para o grupo Ecorodovias. A redução da tarifa foi de 29%, baixando de R$ 5,20 para R$ 3,70.

Redução varia de 0% até 22%

Mas, o que se viu com a publicação da Deliberação 93 são valores que indicam descontos entre 4% e 22%, no máximo e casos como a praça 4 de Jacareí sem redução.

Os grandes beneficiados da nova concessão são os motociclistas que passam a não pagar. O custo do atendimento desses condutores foi repassado para os demais usuários da via.

Veja os novos valores, a partir de 1º de março:

Abaixo, tabela com os novos valores, caso entrem em vigor:

Praças de Pedágio Moreira César, Itatiaia, Viúva Graça e cabines de bloqueio de Viúva Graça (Viuvinha)

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

12,90

2

Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

25,80

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

19,35

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus

3

Dupla

3,0

38,70

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

25,80

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

51,60

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

64,50

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

77,40

9

Motocicletas, motonetas, bicicletas moto

2

Simples

0,5

isentos

10

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

Praças de Pedágio Arujá, cabines avançadas de Arujá (Rodoanel), Guararema Norte e Guararema Sul

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

3,40

2

Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

6,80

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

5,10

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus

3

Dupla

3,0

10,20

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

6,80

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

13,60

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

17,00

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

20,40

9

Motocicletas, motonetas, bicicletas moto

2

Simples

0,5

isento

10

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

Praça de Pedágio Jacareí e cabines avançadas de Jacareí

Categoria de Veículo

Tipo de Veículo

Número de Eixos

Rodagem

Multiplicador da Tarifa

Valores a serem Praticados

1

Automóvel, caminhonete e furgão

2

Simples

1,0

6,20

2

Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão

2

Dupla

2,0

12,40

3

Automóvel e caminhonete com semirreboque

3

Simples

1,5

9,45

4

Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus

3

Dupla

3,0

18,90

5

Automóvel e caminhonete com reboque

4

Simples

2,0

12,60

6

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

4

Dupla

4,0

25,20

7

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

5

Dupla

5,0

31,50

8

Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque

6

Dupla

6,0

37,80

9

Motocicletas, motonetas, bicicletas moto

2

Simples

0,5

3,15

10

Veículos oficiais e do Corpo Diplomático

 

2 COMENTÁRIOS

  1. Dúvidas: 1) quando de fato começa a nova concessão? 2) ninguém percebeu, na nova concessão o trecho concedido no RJ começa agora partir do entroncamento com BR465 no RJ e não mais na Av Brasil. Quem ficará responsável por esse trecho q saiu? 3) e o pedágio de Seropédica continua? Já entra no trecho pagando pedágio???

  2. A ANTT e o Ministro Tarcísio também devem explicações públicas do motivo pelo qual a cidade de Jacareí/SP não terá pistas marginais na Dutra na próxima Concessão. Durante anos, a ANTT empurrou as discussões sobre isenção de pedágio para moradores de Jacareí ou a construção de marginais para a próxima concessão. Eis que tivemos um novo certame e mesmo com inúmeras manifestações do setor público, privado e com o próprio Grupo CCR alertando nos Estudos do Edital a necessidade iminente de pistas marginais no trecho de Jacareí, a ANTT ignorou.

    Jacareí já sofre há anos com o problema da má localização do pedágio no Km 165, que bloqueia uma das entradas do município e força grande parte do que seria trânsito local na Dutra e na direção de São José dos Campos, para o deslocamento por dentro do município, travando o trânsito no eixo central. Isso pra não falar na perda de investimentos e de empregos nos últimos anos e do empobrecimento da metade oeste da cidade.

    E agora, sem pistas marginais e com a imposição de pedágio por trecho rodado no futuro, os problemas em Jacareí, especialmente de trânsito e de atratividade de investimentos no eixo da Dutra (ainda que se tenha muitas áreas disponíveis) devem se agravar.

    A ANTT e o Ministro Tarcísio devem muitas explicações.

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