De acordo com a Deliberação 93/22, publicada no Diário Oficial desta quarta (23), não ficou claro se as motocicletas deixarão de pagar pedágio. Redução nas tarifas não é a mesma anunciada pelo ministro Tarcísio, no ano passado
As tarifas das nove praças de pedágio, incluindo as auxiliares, da concessionária NovaDutra, agora responsável pela Via Dutra (BR-116) e Rio-Santos (BR-101), terão redução a partir de 0h de 1º de março, exceção as de Jacareí, no km 165, conforme a Deliberação 93/22, publicada no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (23).
De acordo com o documento, não há menção de valores para as motocicletas, o que leva ao entendimento que esse tipo de veículo deixará de pagar tarifa, como havia sido divulgado pelo governo federal no ano passado.
Diferentemente do que afirmou o ministro Tarcísio de Freitas, as novas tarifas a serem cobradas dos usuários não terão redução de 35%, conforme ele disse em várias ocasiões no ano passado.
Freitas também estimou que os investimentos na nova concessão chegariam perto de R$ 32 bilhões em outra matéria veiculada na Agência de notícias do governo. Nesta ocasião ele estimava a redução do pedágio em 20%;
No mundo real, a concessão da Dutra terá investimentos de R$ 14,8 bilhões, conforme consta no contrato assinado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e não os anunciados R$ 32 bilhões.
Em 2015, quando a concessão da Ponte Rio-Niterói foi renovada, o Grupo CCR, o mesmo que administra a Dutra, perdeu para o grupo Ecorodovias. A redução da tarifa foi de 29%, baixando de R$ 5,20 para R$ 3,70.
Redução varia de 0% até 22%
Mas, o que se viu com a publicação da Deliberação 93 são valores que indicam descontos entre 4% e 22%, no máximo e casos como a praça 4 de Jacareí sem redução.
Os grandes beneficiados da nova concessão são os motociclistas que passam a não pagar. O custo do atendimento desses condutores foi repassado para os demais usuários da via.
Veja os novos valores, a partir de 1º de março:
Abaixo, tabela com os novos valores, caso entrem em vigor:
Praças de Pedágio Moreira César, Itatiaia, Viúva Graça e cabines de bloqueio de Viúva Graça (Viuvinha)
Categoria de Veículo | Tipo de Veículo | Número de Eixos | Rodagem | Multiplicador da Tarifa | Valores a serem Praticados |
1 | Automóvel, caminhonete e furgão | 2 | Simples | 1,0 | 12,90 |
2 | Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão | 2 | Dupla | 2,0 | 25,80 |
3 | Automóvel e caminhonete com semirreboque | 3 | Simples | 1,5 | 19,35 |
4 | Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus | 3 | Dupla | 3,0 | 38,70 |
5 | Automóvel e caminhonete com reboque | 4 | Simples | 2,0 | 25,80 |
6 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 4 | Dupla | 4,0 | 51,60 |
7 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 5 | Dupla | 5,0 | 64,50 |
8 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 6 | Dupla | 6,0 | 77,40 |
9 | Motocicletas, motonetas, bicicletas moto | 2 | Simples | 0,5 | isentos |
10 | Veículos oficiais e do Corpo Diplomático | – | – | – | – |
Praças de Pedágio Arujá, cabines avançadas de Arujá (Rodoanel), Guararema Norte e Guararema Sul
Categoria de Veículo | Tipo de Veículo | Número de Eixos | Rodagem | Multiplicador da Tarifa | Valores a serem Praticados |
1 | Automóvel, caminhonete e furgão | 2 | Simples | 1,0 | 3,40 |
2 | Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão | 2 | Dupla | 2,0 | 6,80 |
3 | Automóvel e caminhonete com semirreboque | 3 | Simples | 1,5 | 5,10 |
4 | Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus | 3 | Dupla | 3,0 | 10,20 |
5 | Automóvel e caminhonete com reboque | 4 | Simples | 2,0 | 6,80 |
6 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 4 | Dupla | 4,0 | 13,60 |
7 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 5 | Dupla | 5,0 | 17,00 |
8 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 6 | Dupla | 6,0 | 20,40 |
9 | Motocicletas, motonetas, bicicletas moto | 2 | Simples | 0,5 | isento |
10 | Veículos oficiais e do Corpo Diplomático | – | – | – | – |
Praça de Pedágio Jacareí e cabines avançadas de Jacareí
Categoria de Veículo | Tipo de Veículo | Número de Eixos | Rodagem | Multiplicador da Tarifa | Valores a serem Praticados |
1 | Automóvel, caminhonete e furgão | 2 | Simples | 1,0 | 6,20 |
2 | Caminhão leve, Ônibus, caminhão-trator e furgão | 2 | Dupla | 2,0 | 12,40 |
3 | Automóvel e caminhonete com semirreboque | 3 | Simples | 1,5 | 9,45 |
4 | Caminhão, caminhão-trator, caminhão-trator com semirreboque e Ônibus | 3 | Dupla | 3,0 | 18,90 |
5 | Automóvel e caminhonete com reboque | 4 | Simples | 2,0 | 12,60 |
6 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 4 | Dupla | 4,0 | 25,20 |
7 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 5 | Dupla | 5,0 | 31,50 |
8 | Caminhão com reboque, caminhão-trator com semirreboque | 6 | Dupla | 6,0 | 37,80 |
9 | Motocicletas, motonetas, bicicletas moto | 2 | Simples | 0,5 | 3,15 |
10 | Veículos oficiais e do Corpo Diplomático | – | – | – | – |
Dúvidas: 1) quando de fato começa a nova concessão? 2) ninguém percebeu, na nova concessão o trecho concedido no RJ começa agora partir do entroncamento com BR465 no RJ e não mais na Av Brasil. Quem ficará responsável por esse trecho q saiu? 3) e o pedágio de Seropédica continua? Já entra no trecho pagando pedágio???
A ANTT e o Ministro Tarcísio também devem explicações públicas do motivo pelo qual a cidade de Jacareí/SP não terá pistas marginais na Dutra na próxima Concessão. Durante anos, a ANTT empurrou as discussões sobre isenção de pedágio para moradores de Jacareí ou a construção de marginais para a próxima concessão. Eis que tivemos um novo certame e mesmo com inúmeras manifestações do setor público, privado e com o próprio Grupo CCR alertando nos Estudos do Edital a necessidade iminente de pistas marginais no trecho de Jacareí, a ANTT ignorou.
Jacareí já sofre há anos com o problema da má localização do pedágio no Km 165, que bloqueia uma das entradas do município e força grande parte do que seria trânsito local na Dutra e na direção de São José dos Campos, para o deslocamento por dentro do município, travando o trânsito no eixo central. Isso pra não falar na perda de investimentos e de empregos nos últimos anos e do empobrecimento da metade oeste da cidade.
E agora, sem pistas marginais e com a imposição de pedágio por trecho rodado no futuro, os problemas em Jacareí, especialmente de trânsito e de atratividade de investimentos no eixo da Dutra (ainda que se tenha muitas áreas disponíveis) devem se agravar.
A ANTT e o Ministro Tarcísio devem muitas explicações.