Novidade deverá entrar em operação nas concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros
Os usuários que utilizam as rodovias sob concessão da Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros, no estado de Pernambuco, terão mais comodidade ao efetuar o pagamento das tarifas de pedágio. As duas concessionárias estão instalando terminais de autoatendimento de última geração nas suas respectivas praças de pedágio. As concessionárias não informaram a data de inauguração do sistema.
De acordo com as empresas, atualmente, os usuários contam com o sistema de pagamento automático, por meio de pistas exclusivas, com o uso de TAGs de empresas credenciadas.
Com o objetivo de ampliar a oferta de meios de pagamento, foi desenvolvida uma solução que deverá beneficiar também os usuários que ainda não utilizam essas pistas automáticas.
Segundo as concessionárias, o projeto tem como foco a experiência do usuário (UX), além da alta tecnologia, e foi desenvolvido em parceria com uma empresa líder de mercado nos setores bancário, estacionamento e mobilidade.
Com quase dois anos de desenvolvimento e testes, e investimentos de cerca de R$ 4 milhões, a iniciativa no Brasil considerou a abrangência de praças de pedágio atendidas e o nível de maturidade da solução, comparável apenas a operações internacionais de rodovias.
De acordo com a direção do grupo que controla as duas concessionárias, o propósito é oferecer uma experiência de alta qualidade que atenda às necessidades atuais dos usuários. Tal modernização das praças de pedágio, no Estado de Pernambuco, coloca as empresas na vanguarda dessa transformação tecnológica.
Terminais
Segundo as concessionárias, serão instalados 25 terminais de autoatendimento nas sete praças de pedágio, sendo cinco na Rota do Atlântico e duas na Rota dos Coqueiros, que ligam a capital ao Complexo de Suape e às praias do litoral sul do estado. Uma novidade é a inclusão de pistas exclusivas para motociclistas nas principais praças, atendendo às necessidades específicas deste público.
Além disso, os terminais oferecem facilidade de uso e segurança, com opções de pagamento por cartão de débito e por dinheiro. Para os usuários que optarem pelo pagamento em cartão de débito, recomenda-se o uso por aproximação que é mais rápido e mais seguro. Para aqueles que optarem pelo pagamento em dinheiro, recomenda-se o uso de notas em bom estado de conservação e, se possível, o valor exato, incluindo moedas, para reduzir o tempo de espera na devolução do troco.
Os equipamentos contam ainda com um botão para solicitar ajuda, monitoramento remoto 24 horas pelo Centro de Controle Operacional (CCO) e suporte adicional aos usuários provido por ajudantes de pista.
Funcionamento dos Terminais de Autoatendimento:
Terminal de Dinheiro e Débito:
1 – Conferir o valor no visor
- Verifique o valor total da cobrança exibido na tela do terminal de autoatendimento.
2 – Identificação automática da forma de pagamento
- A cabine reconhecerá automaticamente se você utilizará cartão de débito ou dinheiro.
3 – Inserir o pagamento
- Cartão de Débito: Aproximar ou inserir o cartão de débito conforme instruções na tela.
- Dinheiro: Insira moedas e cédulas, uma por vez, nos compartimentos apropriados.
4 – Confirmação do pagamento e liberação da passagem
- Após a confirmação do pagamento, a cancela se abrirá automaticamente, permitindo a sua passagem.
Terminal de Débito:
1 – Conferir o valor no visor
- Verifique o valor total da cobrança exibido na tela do terminal de autoatendimento.
2 – Aproximar ou inserir o cartão de débito e concluir o pagamento
- Aproximar: Se o seu cartão possui a tecnologia de pagamento por aproximação, basta aproximá-lo do leitor indicado.
- Inserir: Caso o seu cartão não tenha a tecnologia de aproximação, insira-o no leitor de cartões e siga as instruções na tela para digitar a senha e concluir o pagamento.
3 – Concluir o pagamento
- Aguarde a confirmação do pagamento na tela do terminal e com a cancela aberta poderá seguir viagem
- Imprimir recibo (opcional)- Disponível em todos os terminais.
Se desejar um recibo, selecione o botão Imprimir Recibo ao lado da tela do terminal antes de seguir viagem.
- Mais informações nos sites das concessionárias Rota do Atlântico e Rota dos Coqueiros.