O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) adiou para segunda-feira (7), a explosão da pedra de 500 toneladas que caiu na em uma das pistas da Rodovia Rio-Santos, na madrugada de quinta-feira (3), próximo à Garatucaia.
A pedra de 500 toneladas tem cerca de dez metros de altura e já foi perfurada para a colocação de explosivos. Porém, devido ao intenso movimento de veículos em direção a Angra dos Reis e Paraty no feriado prolongado de Corpus Christi, o Dnit decidiu adiar o procedimento.
– As pedras que caíram estavam escondidas atrás da vegetação. Como o movimento de tráfego está pesado devido ao feriadão, decidimos adiar a explosão das pedras para a segunda-feira. Mesmo assim, nossos técnicos continuam no local analisando toda a situação – afirmou o engenheiro do Dnit, Arysson Siqueira da Silva.
A previsão é de que a rodovia fique interditada, em ambos os sentidos, por cinco horas para realizar a explosão e depois a limpeza das pistas. Devido aos constantes deslizamentos de terra e pedras, o trânsito no local continua em sistema de “Siga e Pare”, sem previsão para ser liberado.
Até o momento, quatro ações já foram realizadas no local, para a retirada das pedras que caíram na pista. No mês passado, uma pedra de 100 toneladas foi implodida pelos técnicos do Dnit. Na semana passada, uma pedra de 50 e outra de 30 toneladas foram explodidas no local. Segundo as informações do Dnit, o trecho na altura de Garatucaia ainda apresenta riscos de novos deslizamentos, e por isso continua sob análise.