Até o momento não há confirmação de que tenha sido checado o tacógrafo do ônibus e do caminhão, envolvidos no acidente que matou 26 pessoas em Descanso , Santa Catarina, na madrugada de ontem.

Verificando as informações geradas pelo equipamento é possível saber se ambos motoristas respeitavam os limites de velocidade do trecho. A velocidade é registrada pelo equipamento no disco diagrama do tacógrafo, espécie de caixa preta desses veículos.

Analisando as informações fornecidas peloa tacógrafo é possível confirmar velocidade, distância percorrida, momento da frenagem, há quantas horas o motorista dirigia. Informações importante para apurar o que de fato ocorreu. Nem PRF, nem veículos de comunicação tiveram a preocupação em apurar essa informação objetiva, embora já exista uma versão sendo divulgada de que a ulpa seria do caminhoneiro.

Além disso, o ônibus da empresa Nyland Turismo, envolvido no acidente que matou 26 pessoas e deixou outras 23 feridas, não aparece como cadastrado no sistema da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Todos os veículos que realizam viagens interestaduais precisam estar cadastrados. A placa divulgada pela imprensa do sul, IFG9403 , como sendo de Horizontina-RS, não aparece no sistema da ANTT, embora a empresa tenha autorização para realizar viagens desse tipo.

Caso seja confirmado que não há falha no sistema da ANTT ou que a placa é esta mesmo, isto significa que a viagem pode ter sido feita sem autorização da ANTT, o que tornaria a viagem clandestina.

Embora não seja visível em etalhes, tudo indica que o ônibus que sofreu o acidente é o mesmo que aparece nas fotos do site da empresa:
www.nylandturismo.com.br .