De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná, serviços devem ser concluídos em breve. Novo acesso ao Marco das Três Fronteiras será liberado, após receber sinalização horizontal; antigo acesso será bloqueado, permitindo avançar nas obras da aduana Brasil – Paraguai
Concluída a pavimentação do primeiro trecho da nova Rodovia Perimetral Leste de Foz do Iguaçu, na região Oeste do Paraná, sob a responsabilidade do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná.
Segundo o Departamento, trata-se do novo acesso ao Marco das Três Fronteiras, iniciando no novo viaduto da Avenida General Meira e seguindo até o estacionamento do ponto turístico, em uma extensão de cerca de 600 metros em pista simples.
Ainda de acordo com o DER, após receber sinalização horizontal, o trecho será liberado para o tráfego de veículos, o que deve acontecer em breve. Com isso, será interrompido o tráfego de veículos pelo acesso atual para continuidade dos serviços de terraplenagem da nova aduana Brasil – Paraguai.
Segundo o projeto, a nova aduana vai ocupar o espaço antes utilizado pela via de acesso ao marco. O trajeto vai ficar somente 400 metros mais extenso em relação ao atual.
Perimetral
A rodovia de acesso, conhecida como Perimetral Leste, terá uma extensão de 15 quilômetros e contornará a cidade, desde a BR-277 até a Ponte da Integração Brasil – Paraguai, além de facilitar o acesso à Ponte Tancredo Neves, na fronteira com Puerto Iguazú, na Argentina.
A iniciativa é resultado de parceria do governo federal, que contratou o empreendimento, Itaipu Binacional, que entra com os recursos de R$ 104 milhões, e o Governo do Paraná, por meio do DER, responsável pela administração e fiscalização do andamento das obras da nova rodovia.
Equipes
A obra atingiu 22,66% de execução em junho. Uma frente de trabalho atua na implantação de novo viaduto na BR-277, que futuramente permitirá o acesso à rodovia. Também foram finalizadas três das quatro vigas travessas, necessárias para o lançamento das vigas longarinas, que irão compor o tabuleiro da rodovia passando por cima da estrada federal. Estas já estão prontas no pátio de vigas da obra.
E próximo ao novo viaduto, no entroncamento com a BR-469, avançaram os trabalhos nos dispositivos de drenagem de águas subterrâneas, com a construção do canal de pedra argamassada atingindo 53% de conclusão. No local foram realizadas detonações de rochas subterrâneas há algumas semanas, garantindo o avanço dos serviços de drenagem e, em breve, a liberação de serviços de terraplenagem.
Com informações da Ascom do DER-PR