Perueiros de Vargem Grande do Sul, na região Central do Estado de São Paulo contestam a lei que proíbe o transporte intermunicipal com as vans. Eles entraram na Justiça com um pedido de liminar para suspender as fiscalizações da Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e fizeram um protesto nesta terça-feira (10).

Ao todo, 30 perueiros participaram do protesto que interditou a principal avenida da cidade. A manifestação foi contra a lei que determina que o transporte de passageiros entre municípios só pode ser feito por ônibus ou microônibus.

Os motoristas de vans também reclamam da fiscalização feita pela Artesp. Somente no primeiro semestre, 372 veículos foram apreendidos, 33% a mais do que no mesmo período do ano passado.

A Artesp afirma que esse tipo de transporte oferece riscos, porque o serviço esta irregular e as vans não são fiscalizadas. Com isso, os veículos podem estar mal conservados ou sem itens importantes, como o cinto de segurança para todos passageiros.

O motorista Junio César Garcia trabalha com uma van ano 2010 e tem habilitação para fazer transporte coletivo e seguro para os passageiros. Mesmo com todos os documentos em dia, o trabalho dele é considerado clandestino. “Hoje tem que ficar nessa situação. Pegando no nosso pé, não deixando a gente trabalhar”, disse.