Uma pesquisa realizada pela Universidade de São Paulo (USP) de Piracicaba apontou os custos que a má conservação das rodovias traz para motoristas, empresas e meio-ambiente. O levantamento analisou custos de manutenção, consumo de combustível, tempo de viagem e emissão de gás carbônico na atmosfera.

A economista Daniela Bartholomeu, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq), analisou os impactos das rodovias em três caminhões diferentes, fabricados no mesmo ano (2004) e carregados com peso bruto total. Foram traçadas seis rotas: Cubatão-Campinas, Ribeirão Preto-Bauru, São Paulo-Goiânia, São Paulo-Feira de Santana, Campo Grande-Santos e Campo Grande-Rondonópolis.

Os veículos trafegaram em mais de 4,7 mil quilômetros, por estradas consideradas ótimas, boas, deficientes e ruins, segundo classificação da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Segundo a pesquisa, o prejuízo é de R$ 34,00 a cada 100 quilômetros rodados nas estradas mal conservadas.

Mas a economista esclarece que as estradas consideradas piores pela CNT ainda são melhores do que a média nacional. “Os custos de se trafegar por uma rodovia pior ainda seriam mais elevados, com certeza”, disse. Segundo a CNT, as piores rodovias do país ficam nos estados da Bahia, do Maranhão e de Minas Gerais.

A pesquisa apontou ainda que o consumo e a emissão de gás carbônico foram quase 5% maiores nas estradas menos conservadas. No estudo, não foram levados em conta os gastos com pedágio.

Uma transportadora da região de Campinas restringe sua área de atuação à região Sudeste. Um dos motivos é a melhor condição das rodovias. Normalmente, o custo de manutenção da frota representa, em média, 6,5% do faturamento, enquanto que o consumo de combustível fica com 37% do total faturado.

Quando os caminhões trafegam por estradas ruins, estes gastos aumentam 10%. O maior prejuízo, segundo o diretor da empresa, José Alberto Panzan, é com o tempo das viagens, que aumenta. “Se dobrarmos o tempo de viagem, em uma rota com 500 quilômetros, por exemplo, o custo final