Nesta segunda-feira (06), serão iniciadas pesquisas de campo que compõem o estudo de viabilidade técnica para implantação dos corredores exclusivos para ônibus na Grande Vitória, de acordo com o Governo do Estado.
Para possibilitar a implantação de faixas para coletivos, que separam os ônibus dos demais meios de transporte motorizados nas vias, é fundamental ter informações sobre a ocupação viária, ou seja, saber, com maior precisão possível, quais são os espaços utilizados por cada tipo de veículo.
Trinta e cinco pesquisadores estarão diariamente nas ruas efetuando contagem de veículos (ônibus, automóveis, motocicletas e caminhões) que circulam pelas principais vias nos horários de pico. Os levantamentos serão feitos entre as 6 e as 9 horas e das 16h30 às 19h30, nos dias úteis.
Os estudos serão iniciados nas ruas do Centro de Vitória. Após a conclusão na região central, os pesquisadores realizarão as contagens nas avenidas Vitória, Nossa Senhora da Penha, Beira-Mar e Fernando Ferrari, nas rodovias BR101 e BR262 e depois seguirão para o município de Vila Velha.
O estudo para avaliação da viabilidade técnica para os corredores exclusivos é realizado por empresa contratada pela Secretaria de Transportes e Obras Públicas do Espírito Santo (Setop), por meio de licitação pública. A previsão é que essa fase das pesquisas siga até o início de dezembro deste ano.