As placas de sinalização de trânsito, em Mogi das Cruzes, também são alvo de vandalismo. É fácil encontrá-las pichadas ou quebradas. Entretanto, algumas sofrem a ação do tempo e perdem a visibilidade e finalidade para a qual foram feitas, podendo expor os motoristas a situações de risco.

No Centro da Cidade, a placa que proíbe os carros de virarem à direita, na esquina das ruas Barão de Jaceguai e Doutor Deodato Wertheimer, está partida ao meio. “Algum caminhão deve ter batido nela e quebrou”, informou a ambulante Fabiana Souza.

Ainda na Deodato, próximo ao número 524, a sinalização vertical que indica a velocidade máxima permitida no local está envergada. Praticamente foi entortada até que as duas extremidades ficassem bem próximas.

Já uma placa de “Pare”, localizada na Avenida José Meloni, no Mogilar, ao lado do Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, está gasta. A pintura saiu, com o tempo, dificultando seu entendimento.

O problema prossegue nas estradas. Na Via Perimetral, próximo ao número 340, as árvores encobriram a sinalização. Não há como o motorista enxergar a placa que limita a velocidade a 60 quilômetros por hora.

Na entrada para a Vila da Prata, no início da Mogi-Bertioga, uma placa também indicava a velocidade máxima de 60 km/h. No entanto, vândalos picharam a sinalização e alteraram sua informação. Aproveitaram o 6, de 60, e o transformaram em um 8, com spray. De longe, se o motorista se enganar, pensará que pode andar a 80 km/h.

Um pouco antes, no mesmo local, pichadores aproveitaram que as informações de uma placa desapareceram com o tempo para pintarem símbolos de suas gangues.

Segundo a Secretaria Municipal de Transportes, responsável pela manutenção das placas na área central e bairros de Mogi das Cruzes, há uma constante troca desses objetos, quando apresentam problemas. No ano passado, a Secretaria informou que trocou 1.167 sinalizações verticais e 291 aéreas.

Já o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou, por meio da assessoria de imprensa, que faz a manutenção contínua das placas de trânsito nas rodovias. No entanto, pede a colaboração da população para que denuncie o vandalismo e indique a necessidade de troca da placa danificada. O telefone do atendimento ao usuário para denúncias e reclamações é o 08000 55 55 10.