
Balanço foi detalhado, nesta quinta-feira (10), em Belo Horizonte (MG), com a imprensa e a sociedade
Integrantes da concessionária responsável pela BR-040, entre Belo Horizonte (MG) e Juiz de Fora (MG) e da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) visitaram trecho da rodovia, nesta quinta-feira (10), onde divulgaram os avanços do Plano de 100 Dias da rodovia.
De acordo com a concessionária, durante o evento, foram apresentados à imprensa e à sociedade os resultados já obtidos nos primeiros 60 dias de concessão, que inclui a recuperação de 41 quilômetros de asfalto, a instalação de 285 placas de sinalização e a recuperação de terraplenos em pontos críticos da rodovia.
Segundo a empresa, o Plano de 100 Dias foi desenvolvido com base em estudos que identificaram 42 áreas prioritárias para receberem intervenções emergenciais, com o objetivo de aumentar a segurança e melhorar a fluidez do tráfego.
Nos primeiros 60 dias, os resultados já podem ser observados e sentidos pela população. Desde o início das obras, houve redução de 5% nos índices de acidentes. Entre os trechos que passaram por melhorias estão o de Belo Horizonte (MG) a Nova Lima (MG), Itabirito (MG), Trevo da Moeda, Curva da Celinha, Congonhas (MG) e Conselheiro Lafaiete (MG).
Até o momento, a concessionária já realizou mais de 5 mil atendimentos emergenciais ao longo dos primeiros 60 dias, recuperou 41 quilômetros de pavimento, pintou o equivalente a 168 quilômetros de faixas e retirou 90 toneladas de lixo das margens da BR-040. Além disso, houve a roçada de 496 quilômetros de vegetação e a limpeza de 60 quilômetros de sistemas de drenagem.
Também fazem parte do pacote de ações a pintura de 168 quilômetros de faixas e a implantação de novas sinalizações, que já mostram resultados significativos na segurança dos motoristas, especialmente nos trechos de maior risco. Essas melhorias, segundo a concessionária, são essenciais para garantir a segurança dos motoristas que trafegam pelo trecho concedido.
Além disso, intervenções como a do Trevo de Moeda (km 575-576), com alta incidência de colisões frontais, e na Curva da Celinha (km 588), onde ocorrem acidentes frequentes, foram prioridades. No Trevo de Moeda, por exemplo, soluções provisórias foram implementadas para melhorar a travessia de veículos leves e caminhões, e uma obra definitiva está prevista para 2030.
Destaques da visita e novas tecnologias
Durante a visita técnica, foi inaugurado o novo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária, localizado em Nova Lima (MG). O centro é integrado ao Centro Nacional de Supervisão Operacional (CNSO) da ANTT e será responsável por monitorar a rodovia em tempo real, proporcionando mais agilidade nas respostas a emergências e eventos no trecho concedido.
A concessionária também apresentou uma maquete eletrônica que mostra as transformações que a BR-040 passará ao longo dos 30 anos de concessão.
O objetivo principal do CNSO é estabelecer um ambiente físico e tecnológico robusto, capaz de gerar conhecimento e pesquisa, facilitando a produção de soluções inovadoras que aprimoram as atividades da agência. A ANTT, por meio do CNSO, busca revolucionar os processos de supervisão, fiscalização e monitoramento, tornando-os mais ágeis, eficientes e automatizados.
Isso é alcançado por meio do processamento de dados e informações, possibilitando a criação de novos serviços e melhorando a relação com as concessionárias e a sociedade. A utilização de ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) mais modernas e inovadoras, assim como o envolvimento das pessoas que implementam as políticas públicas, são fundamentais para este processo.
A abrangência do CNSO na nova plataforma inclui a gestão de mais de 400 ativos e a supervisão de mais de 44 mil quilômetros de rodovias e ferrovias concedidas, operando 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano, sem interrupções.
Além disso, 34 PPVs são monitorados e integrados via SIRAD e câmeras, proporcionando visualização remota das balanças pela SUFIS e fornecendo informações em tempo real para subsidiar as áreas fim. O CNSO utiliza algoritmos avançados para reconhecimento de placas, com suas 2300 câmeras capturando aproximadamente 120 imagens por minuto.
Outra inovação que mereceu destaque foi o uso de novas tecnologias de sinalização, como tintas de alta resistência à abrasão e tachões refletivos com iluminação por energia solar, além de microesferas cerâmicas de alta refletância que estão sendo implementadas para aumentar a visibilidade e a segurança dos motoristas.
Já as tachas refletivas fotovoltaicas e placas fotoluminescentes, que aumentam a visibilidade em condições de baixa luminosidade, serão instaladas ao longo dos 100 dias do plano.
Trecho da Moeda
Entre as obras prioritárias já realizadas está a intervenção no Trevo de Moeda, um ponto crítico de acidentes, especialmente envolvendo veículos pesados e caminhões de minério. A EPR Via Mineira ajustou as travessias da pista para facilitar o acesso e aumentar a segurança, utilizando soluções provisórias até que as obras definitivas sejam concluídas. No trecho da Curva da Celinha, conhecido pelo alto índice de acidentes, foram implementadas melhorias de sinalização e sonorização.
Investimentos a longo prazo e sustentabilidade
A concessão da BR-040 prevê um investimento total de R$ 8,7 bilhões ao longo de 30 anos, com R$ 3,5 bilhões concentrados nos primeiros sete anos. O projeto abrange a duplicação de 164 quilômetros de rodovia, adição de 42 quilômetros de faixas, correções de traçado e instalação de passarelas e sistemas de iluminação em áreas de baixa visibilidade.
Além dos benefícios diretos aos usuários, a rodovia também impulsionará o desenvolvimento regional, com a previsão de arrecadação anual de R$ 9 milhões em ISSQN para os 15 municípios abrangidos.
As iniciativas sustentáveis também ganham destaque com o uso de asfalto-borracha nas pavimentações, um material que inclui 15% de borracha moída de pneus reutilizados. Esse material oferece maior durabilidade e melhor desempenho em condições de chuva, ao reduzir o spray de água nas pistas, melhorando a visibilidade e a segurança. Mais informações no site da concessionária.