A idéia de fazer do Espírito Santo um importante provedor de logística e de serviços para o país só será possível se internamente o Estado conseguir resolver problemas que hoje incomodam quem precisa escoar suas cargas pelas estradas ou mesmo fazer um passeio para outros Estados. Por isso, será lançado até o próximo mês um grande plano de ações estaduais em logística, cujo estudo no valor de R$ 5 milhões será bancado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O plano prevê entre outras grandes obras, uma estrada de 80 km, a Via Norte, que vai contornar o Mestre Álvaro, ligando a BR 101 ao Contorno de Vitória; um grande corredor só para ônibus entre Cariacica e Viana; e uma nova rodovia ligando a BR 262, em Cariacica, ao porto de Capuaba, em Vila Velha.

Denominado de Plano Estratégico de Logística e Transportes do Espírito Santo (Peltes), poderá ainda ser uma ferramenta para a atração de investimentos. “Teremos muitas intervenções de forte impacto neste programa”, antecipa o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas e vice-governador, Ricardo Ferraço, que coordena o programa.

O plano será lançado nas primeiras semanas do próximo mês, quando será assinado contrato com o BID, que financiará o trabalho e, com o consórcio vencedor da licitação, vai elaborar os estudos e montar todo o programa.

Futuro. O Peltes, segundo Ferraço, é um desdobramento da matriz de logística e transporte prevista no Planejamento Estratégico 2025. “Não é um planejamento para ficar na gaveta. É um projeto que será elaborado com a participação da sociedade e feito para ser executado”, explica. As intervenções, lembra, objetivam aumentar a qualidade e a competitividade dos meios de transporte para pessoas e produtos.

A elaboração do plano para os próximos 20 anos demandará 24 meses. A primeira fase, a de elaboração do plano estratégico de logística, será de 12 meses. A segunda fase, a do detalhamento do Plano Diretor Rodoviário (PDR) será de 24 meses. O BID acompanhará todas a etapas.

O Peltes, ressalta Ferraço, está resgatando a capacidade de se pensar e planejar a longo prazo, que já existiu no Estado, mas foi perdida nas últimas décadas. Para se ter idéia do que isso representa basta lembrar que o último plano de de desenvolvimento do transporte urbano foi concluído em 1989, há 18 anos. Todos os investimentos feitos nesta área, até então, foram em projetos elaborados nesta época, explica o secretário.

“Temos que ter visão de futuro, sair na frente e planejar para impedir que se formem gargalos que venham a engessar o desenvolvimento do nosso Estado”, alerta Ferraço. O Estado, lembra, está vivendo o terceiro ciclo de sua economia, com a produção de petróleo e gás, a expansão das grandes plantas industriais e a construção de novas indústrias.

Curso formará profissionais

A área de logística será um dos setores com forte demanda por mão-de-obra especializada nos próximos. Para garantir a capacitação dos profissionais que trabalharão nesta área, a Faesa sai na frente. A instituição inicia em fevereiro do próximo ano, as aulas do Curso Superior de Tecnologia em Logística, o primeiro no Estado.

O curso da Faculdade de Tecnologia CET-Faesa, com dois anos de duração, será ministrado nos campi de Vitória e Guarapari. A graduação tecnológica, autorizada pelo Ministério da Educação, MEC, tem duração de dois anos. Segundo o diretor Acadêmico do CET-Faesa, Hélio Rosetti Júnior, o curso será a chave para suprir as necessidades de mão-de-obra qualificada no Estado.

“Praticamente todas as modalidades de transportes são utilizadas nas movimentações de cargas em nossa região. Isso faz com que ampliem as possibilidades profissionais para quem pretende trabalhar na área de logística”, destaca Rosetti.

As inscrições para o novo curso já estão abertas e podem ser feitas até o dia 11 de dezembro, na página eletrônica da instituição (www.cetfaesa.com), ou nas secretarias do CET-Faesa em Vitória e Guarapari. Outras informações: (27) 3132-4077 e (27) 3361-0133. A prova para a seleção dos inscritos está marcada para o dia 13 de dezembro. As aulas serão iniciadas em fevereiro.

Rodovia na Serra custará R$ 40 milhões


O Plano Estratégico de Logística e Transportes do Espírito Santo (Peltes) estará concluído somente no final do próximo ano, mas algumas intervenções que dele constarão já são discutidas.

No início do próximo ano, informa o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Ricardo Ferraço, o governo vai contratar o projeto de engenharia para a estrada do Contorno do Mestre Álvaro, um trecho de 18 km que vai ligar o Contorno de Vitória à BR 101, na altura do Posto da Polícia Rodoviária Federal, próximo à divida entre Serra e Fundão. O custo estimado é de R$ 40 milhões.

Este trecho é a primeira parte da Via Norte, a rodovia de 80 km, que terá ligação com a BR 101 Norte em Linhares, passando por Jacupemba. Quando todo o trecho estiver construído, será a opção paralela à 101, saindo do Contorno de Vitória.

Outras, como o Corredor Metropolitano Leste-Oeste, se encontram em fase inicial de execução.

O corredor vai beneficiar o sistema de transporte coletivo com a interligação de terminais, por meio de linhas troncais. Outro benefício é a ligação da BR 262 e da BR 101 à rodovia Darly Santos, que é a via de acesso aos terminais de Peiu e TVV, que integram o complexo do Porto de Vitória. No entroncamento da Darly Santos com a Rodovia Carlos Lindenberg será construído um viaduto.

Outros dois projetos ferroviários para o Estado. Um é a variante da Ferrovia Litorânea Sul, que ligará Cariacica a Cachoeiro de Itapemirim, passando pelo Porto de Ubu, em Anchieta. Para o Norte, está em discussão o projeto da ligação ferroviária Barra do Riacho, em Aracruz, a Teixeira de Freitas, no Sul da Bahia. Com 315 km de extensão a ferrovia será a opção para o transporte de celulose do sul baiano e do etanol do norte capixaba.

“Queremos, com o Peltes, planejar as intervenções de longo prazo para que o Espírito Santo possa crescer de maneira ordenada e sustentada”
Ricardo Ferraço
Secretário estadual de Transportes e vice-governador do Estado