O tacógrafo registra a distância percorrida, vibração e velocidade do veículo em um gráfico
Terminou nesta sexta-feira (26) o curso de atualização que a 2ª Companhia de Polícia Militar Rodoviária de Três Lagoas recebeu em procedimentos de fiscalização, extração, análise e interpretação dos dados registrados pelos tacógrafos.
O tacógrafo é um aparelho que registra a distância percorrida, vibração e velocidade do veículo. Na legislação brasileira o tacógrafo é denominado “registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo”.
O curso iniciou na segunda-feira (22) e teve como objetivo atualizar conhecimentos do aparelho. “Atualizamos o que já aprendemos a respeito de tacógrafos mecânicos e eletrônicos”, comentou o capitão da PMR, Élcio Almeida.
O curso foi ministrado por um instrutor da empresa Novação Treinamentos Profissionais, de Brasília (DF), contratada pela fabricante de tacógrafos VDO. Guilherme Celestino Lacerda instruiu os PMR´s sobre todo o funcionamento e verificação de um tacógrafo. “A atualização serve justamente para o maior controle de velocidade nas rodovias, evitando acidentes”, pontuou o capitão Élcio Almeida. A fiscalização é realizada pela abertura do tacógrafo e verificação do disco diagrama, que contém informações inalteradas da velocidade do veículo.
LEGISLAÇÃO
Resolução do Conselho Nacional de Trânsito determina que, a partir de 1.º de janeiro de 1999, é obrigatório o uso do tacógrafo em todos os veículos de transporte de carga com capacidade máxima de tração superior a 19 toneladas fabricados entre 1991 e 1999 em diante. Obriga ainda a colocação em todos os veículos de transporte de escolares, de cargas perigosas e de passageiros com mais de dez lugares (ônibus e microônibus), mesmo anteriores a 1991. Além de controlar a velocidade, o tacógrafo é um importante instrumento de monitoramento e de racionalização do uso de veículos. As informações registradas pelo equipamento permitem identificar a maneira mais segura e mais econômica para operar o caminhão.