Flagrante foi feito na BR-101 e na BR-262, na Grande Vitória. Em Cariacica, 457 pessoas contraíram a doença de janeiro a abril.
Na beira da estrada, debaixo de sol, pneus abandonados se transformam em focos de mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue. O flagrante da equipe de reportagem do “Bom Dia Brasil” foi feito na Grande Vitória, em trechos da BR-101 e da BR-262.
O risco se espalha ao longo das rodovias. Pneus estão empilhados nas borracharias, sem nenhuma proteção para evitar que a água da chuva vire um criadouro.
Pneus expostos ao tempo e prontos para o desenvolvimento do mosquito demonstram que alguns não estão preocupados mesmo com o risco da dengue. No quintal do vigia Oziel Araújo, há pneus abandonados com água parada e larvas do mosquito da dengue. Mesmo assim, ele acha que está longe do perigo. “Não há risco de contrair dengue, porque moro lá embaixo, o pneu está aqui, na beira da estrada. Na BR, é o que mais a gente vê é isso aí”, afirmou ele.
Mas outros moradores que vivem às margens da rodovia acompanham, preocupados, o trabalho dos agentes de saúde, que buscam os criadouros do mosquito. “Tem muita gente já sentindo dor no corpo, dor de cabeça e moleza no corpo”, contou a dona-de-casa Neusa Lemos de Carvalho.
“Vamos fazer a nossa parte, cada um fazendo o seu trabalho para não deixar nenhum recipiente acumulando água para que, no dia de amanhã ou nos próximos anos, os nossos filhos não possam vivenciar essa mesma epidemia que nós estamos vendo hoje”, alertou o motorista Raimundo Miranda.
No município de Cariacica, no ano passado, de janeiro a abril, foram registrados 19 casos de dengue. Este ano, no mesmo período, 457 pessoas contraíram a doença.