A PMR (Polícia Militar Rodoviária) apreendeu 160 quilos de agrotóxico de origem chinesa, contrabandeado do Paraguai e que seria levado a Rio Verde, de Goiás. A apreensão aconteceu às 17h10 de ontem (7), próximo à cidade de Nova Andradina, na divisa com São Paulo. O agrotóxico das marcas Quazar 80 WP e Ditec 75 estavam em uma caminhonete S-10, placas AKM 0667, de Palotina (GO), conduzida por Adriano Pezenti, 26 anos, morador de Mundo Novo.

Adriano disse que foi contratado por uma pessoa, identificada por ele apenas como Pirulito, para levar a caminhonete da cidade de Salto de Guairá, no Paraguai, até a cidade de Rio Verde (GO), importante pólo de produção de grãos daquele estado. Pelos serviços receberia R$ 2 mil. A viagem terminou em uma barreira da PMR, na MS-276, entre as cidades de Ivinhema e Nova Andradina.

A carga continha 16 volumes de agrotóxicos, sendo 10 da marca Quazar 80 WP e 6 da marca Ditec 75. A mercadoria toda foi apreendida e o motorista, preso e encaminhado à Delegadia de Polícia Federal de Naviraí, onde pode ser indiciado por contrabando.

Em novembro a Polícia Federal desencadeou em sete estados (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e São Paulo) a Operação Ceres, para desbaratar quatro quadrilhas de contrabandistas de agrotóxicos. Foram expedidos 70 mandados de prisão e 76 de buscas e apreensão. O trabalho resultou na prisão de 62 pessoas, inclusive empresários da região de Dourados, e na apreensão de grande quantidade de agrotóxicos.