Policiais rodoviários federais apreenderam no domingo (24), pouco mais de três quilos de pasta-base de cocaína. A droga estava dentro de um ônibus que saiu de Goiânia (GO) para Belém. A apreensão, por volta de 1h30 da madrugada, ocorreu no município de Dom Eliseu, na BR-010 (Belém-Brasília).
Segundo o inspetor Souza Alves, assessor de imprensa da PRF, a descoberta foi feita pelos policiais do Grupo de Operações Especiais (GOE), patrulheiros que atuam nas estradas federais combatendo o tráfico de drogas, a prostituição infantil e o contrabando. Ele acrescentou que a droga – exatos 3.129 quilos – foi encontrada durante uma vistoria de rotina, feitas em ônibus de turismo e nos de linha regular.
Com 15 passageiros a bordo, o ônibus, da empresa Transbrasiliana, chegou à sede da Superintendência da Polícia Federal, na avenida Almirante Barroso, pouco depois das 8 da manhã.
Os policiais começaram, então, os procedimentos para tentar descobrir a quem pertencia o entorpecente. Também checaram se havia mais entorpecente no veículo. Os patrulheiros conversaram com os passageiros e chegaram a suspeitar inicialmente de três pessoas.
Mas não foi possível identificar o dono da cocaína, pois não havia elementos que apontassem para a culpabilidade de algum dos passageiros. Algumas pessoas seriam ouvidas por um delegado da
Polícia Federal. E, tão logo terminasse essa formalidade, poderiam deixar o prédio da PF. O ônibus saiu de Goiânia por volta das 20h30 de sexta-feira (22), para uma viagem com duração de mais de 30 horas. Cansados, os passageiros queriam o quanto antes chegar em suas respectivas residências.