PRISÃO: A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil, por meio da Draco Passo Fundo (RS), cumpriram no domingo (14) e na segunda-feira (15) 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva nas cidade de Passo Fundo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e em Foz do Iguaçu e Santa Helena, no Paraná. Foto: Divulgaçaõ

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva nos Estados do RS e do PR

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil, por meio da Draco Passo Fundo, cumpriram no domingo (14) e na segunda-feira (15) 11 mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão preventiva nas cidade de Passo Fundo e Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, e em Foz do Iguaçu e Santa Helena, no Paraná.

De acordo com a PRF, em março deste ano, foi abordada uma camioneta Silverado em Passo Fundo (RS), e ao perceberem o nervosismo do motorista, os agentes PRF’s efetuaram uma revista apurada no veículo, encontrando 84 kg de pasta base, sendo preso em flagrante o homem que transportava a droga.

Investigações

A partir daí, tiveram início as investigações pela Polícia Civil, sendo feito um trabalho em conjunto entre a PRF e a PC para a desarticulação da organização criminosa, que utilizava uma empresa de agronegócio para dissimular o transporte das drogas – eles possuíam duas camionetas adesivadas como se fossem de uma empresa de representação comercial que prestava serviços agrícolas, para assim dificultar as abordagens policiais – o grupo criminoso trazia grande quantidade de entorpecente do PR ao RS.

A droga era trazida em um fundo falso, e era utilizado um reboque, que também tinha fundo falso, com capacidade para transportar próximo de 200 kg.

A quadrilha embalava a droga em plásticos mais espessos, e os tijolos eram mergulhadas na graxa automotiva para disfarçar o odor e dificultar o trabalho de cães farejadores, e também com a graxa ficaria mais fácil ajustar os tijolos no fundo falso para que conseguissem levar uma maior quantidade.

Líder preso

Durante as buscas realizadas na cidade de Santa Helena, foi preso o líder do grupo criminoso, na casa dele, além de serem apreendidos dois veículos – também foi apreendida uma pistola calibre 380, e o reboque com o fundo falso.

Em Foz do Iguaçu foi preso um dos motoristas, e na residência dele foram apreendidos diversos rolos de plástico utilizados para embalar a droga, e também baldes de graxa – em Passo Fundo foi cumprido mandado de prisão para o outro motorista.

Vale dos Sinos

Já no RS, em Novo Hamburgo, foi cumprido mandado de prisão preventiva de um traficante conhecido no Vale do Sinos, que era quem recebia a maior parte da droga que era trazida para o RS – a Polícia Civil, através da 2ª DP de São Leopoldo, já havia apreendido, nesta mesma região, 6 fuzis, mais de 240 mil reais em dinheiro e uma pistola Glock 9mm com numeração raspada.

Trabalharam em conjunto o Núcleo de Operações Especiais – NOE da PRF/RS, NOE da PRF/PR, a PCPR, de Foz de Iguaçu e Santa Helena, e da PCRS de São Leopoldo.

O desfecho da operação, com a consequente prisão dos traficantes e apreensão dos veículos e da droga, só foi viabilizado pela integração e parceria das forças policiais – PRF, PCRS e PCPR.