Polícia flagra carga irregular e caminhoneiro com "rebites" na BR-101/BA
DROGA: Polícia flagra carga irregular e caminhoneiro com "rebites" na BR-101/BA. Foto: Divulgação/PRF

Ocorrência foi registrada nessa sexta-feira (20), em Santo Antônio de Jesus (BA)

Um caminhoneiro foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na noite dessa sexta-feira (20), na BR-101, em Santo Antônio de Jesus (BA), conduzindo um caminhão Mercedes-Benz, com a carga irregular.

Segundo a Corporação, ao fiscalizarem o veículo, os inspetores constataram que o motorista, que transportava carga de bananas sem o dispositivo de amarração adequado, estava portando uma cartela de “rebites”.

Ainda de acordo com a PRF, a equipe verificou que a carga excedia em muito os limites e dimensões do veículo. A carga, praticamente solta, poderia cair na rodovia e ocasionar acidente de alto potencial lesivo.

Com isso, os inspetores apreenderam a cartela de “rebites” e, na sequência, o caminhoneiro foi liberado após assinar Termo Circunstanciado de Ocorrência pelo crime de porte de drogas, devendo responder na justiça. Também foi autuado por outras irregularidades encontradas no veículo.

Já o caminhão ficou retido até a regularização da carga, que é a correta amarração da carga, para que deixe de oferecer risco à segurança viária.

Perigo na pista

De acordo com a PRF, a utilização de anfetaminas para realizar viagens sem descanso é uma armadilha para os motoristas profissionais. As drogas causam uma falsa sensação de atenção, podendo levar até mesmo a um quadro de alucinações. Quando o uso é repetitivo, leva a um estado de “apagão”, quando o motorista dorme de olhos abertos, executando atividades completamente sem consciência. Os “rebites” também causam dependência química e psicológica.

Polícia flagra carga irregular e caminhoneiro com "rebites" na BR-101/BA
RISCO À SAÚDE: A utilização de anfetaminas para realizar viagens sem descanso é uma armadilha para os motoristas profissionais, diz PRF. Foto: Divulgação/PRF