Condutor, de 50 anos, foi autuado com duas cartelas de Nobésio Extraforte. Lei do Descanso não estava sendo cumprida
Um caminhoneiro, de 50 anos, foi autuado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-316, em Valença do Piauí (PI), por porte de drogas sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar e por não respeitar a Lei do Descanso.
Segundo os policiais, durante abordagem do veículo, na noite de quinta-feira (20), verificou-se que o condutor, sendo motorista profissional, não havia cumprido o descanso obrigatório dentro das últimas 24 horas que é exigido por lei específica. Os registros indicavam que o motorista dirigiu por mais de 12h sem paradas, fato que motivou a busca veicular.
Ainda de acordo com a PRF, na cabine, foram encontradas duas cartelas com 26 comprimidos intactos e oito recipientes plásticos com 120 unidades de “Nobésio Extraforte”, medicamento utilizado como inibidor de sono, comumente conhecido como “rebite”, de forma a prolongar o tempo acordado e poder dirigir por longas distâncias.
Segundo os policiais, ao ser indagado acerca dos comprimidos, o caminhoneiro disse que comprou os comprimidos em Filadelfia (BA) por aproximadamente R$ 200,00 e que toma tais comprimidos para “rodar mais um pouco em seu veículo”.
Diante dos fatos, foi lavrado um Termo Circunstanciado por descumprimento ao Art. 28 da Lei. 11.343/06 (Porte de droga para consumo). A ocorrência foi encaminhada ao Juizado Especial Criminal para os procedimentos necessários. O condutor se comprometeu a comparecer em audiência judicial referente à prática delituosa.