O Departamento de Operações de Fronteira (DOF) realizou, em quatro dias – do dia 20 a 23 -, detenções e apreensões nas principais rodovias que demandam as fronteiras do Brasil com o Paraguai e Bolívia. No resultado dos trabalhos desenvolvidos estão apreensões de mercadorias contrabandeadas; drogas em sacos de ração para gado; cumprimento de mandado de prisão e detenção por porte ilegal de arma de fogo.
Segundo o setor de comunicação social, no dia 20, às 11h40, uma das equipes durante bloqueio policial na BR-463, entre Dourados e Ponta Porã, abordaram a camioneta Ford/Ranger, vermelha, placas JVV-8000, de Uberlândia, conduzido por Jailton Alves Castelo Branco. Os policiais constataram que ele transportava no veículo 240 pares de meias de origem estrangeira.
No mesmo dia, às 15h40, a equipe em fiscalização a ônibus de “turistas”, com itinerário de Ponta Porã a Naviraí, identificaram os passageiros Josefa Bezerra da Conceição, José Otoniel da Silva, Selma Ferreira Magalhães, Maria Salomé Umbelino, Lúcia Regina Rodrigues, Guilhermina Rosângela dos Santos, Reinaldo Alves da Silva, Maria Cordozzo Bittencourt e Walker Walter José da Silva, como os proprietários de grande número de brinquedos contrabandeados, sem nenhum tipo de documento legal.
Às 16h, no terminal rodoviário de Ponta Porã, os policiais encontraram abandonados na plataforma de embarque, três sacos de ração para gado. Durante averiguação, encontraram no interior 46 tabletes de maconha que pesados totalizaram 43 kg. O traficante não foi localizado.
Em uma estrada vicinal não identificada, no município de Maracaju, outra equipe abordou o veículo VW/Gol, placas BMA-9341, de Brasília, onde viajava Nelson Alves dos Santos. Os policiais encontraram no interior desse veículo grande quantidade de mercadorias contrabandeadas do Paraguai.
Na MS-160, fronteira com o Paraguai, foi abordada a camioneta GM/C-20, placas CJV-5972, conduzida por Boaventura José da Silva, o qual transportava no interior um revólver calibre 38, municiado com seis cartuchos intactos. Por falta de documento probatório de licitude, foi detido e autuado em flagrante por porte ilegal de arma na Polícia Civil de Tacuru, onde permanece a disposição da Justiça.
Em Mundo Novo, os policiais abordaram o veículo VW/Santana, com placas de Guaíra/PR, onde um dos passageiros, Divino Francisco da Silva, durante checagem no sistema de comunicação do DOF, verificou-se que tinha contra si um mandado de prisão em aberto, incurso em crime de homicídio, sendo ele encaminhado até a Polícia Civil para as demais providências.
Anteontem os policiais voltaram a apreender mercadorias contrabandeadas na BR-463. A passageira do veículo VW/Gol, branco, placas HRL-7372, de Ponta Porã, Vera Lúcia de Almeida, transportava 400 pacotes de cigarros de diversas marcas. Situação similar, de Creuza de Brito Costa, com 235 pacotes de cigarros, e Ana Paula Salinas, com 120. (J.D.)