Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na rodovia BR-153/RS, recebe melhorias
MELHORIAS: Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na rodovia BR-153/RS, recebe melhorias. Foto: Divulgaçao/Dnit

Serviços foram realizados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), responsável pela Obra de Arte Especial (OAE)

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está realizando serviços de melhorias na estrutura da Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na BR-153/RS, em Cachoeira do Sul, região Central do Rio Grande do Sul.

As obras de reforço estrutural – com investimento de R$ 62 milhões – têm como objetivo garantir o conforto e a segurança dos usuários, bem como a durabilidade do pavimento.

Iniciadas em novembro de 2024, os trabalhos fazem parte do projeto de execução de obras de reabilitação da Obra de Arte Especial (OAE), no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de estruturas (PROARTE).

De acordo com o Dnit, as melhorias consistem no reforço e alargamento da ponte e, atualmente, a intervenção encontra-se em fase de execução de reforço das fundações e a construção das vigas e lajes pré-moldadas previstas na obra, correspondendo a 22,42 % de execução.

Elevação

Segundo a Autarquia, além dos trabalhos citados acima, serão feitos serviços de elevação da ponte e uma nova pavimentação. A passarela de pedestres será realocada no lado direito para possibilitar o alargamento da pista e para não interferir no funcionamento da eclusa existente no local. As melhorias realizadas na estrutura englobam as obras de reabilitação dos viadutos de acesso e passarela treliçada paralela à Ponte do Fandango.

Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na rodovia BR-153/RS, recebe melhorias
REFORÇO: Ponte do Fandango sobre o Rio Jacuí, na rodovia BR-153/RS, recebe melhorias. Foto: Divulgação/Dnit

As equipes da autarquia também vão realizar o reforço estrutural dos viadutos de acesso passando do trem-tipo 24 toneladas para o trem-tipo 45 toneladas. O trem-tipo tem a finalidade de atestar os valores definidos em projetos. O teste de carga e as aferições servem para testar a resistência de estruturas que suportarão cargas.

É importante destacar que a Ponte do Fandango foi uma das estruturas atingidas pela maior enchente da história do Rio Jacuí, ocorrida em 2024 no Rio Grande do Sul. Por esta razão, foi necessário realizar a revisão do projeto executivo da obra para possibilitar a realização de mais ações de melhorias na Obra de Arte Especial.  A estimativa é que as obras sejam concluídas em 2026.

Importância viária

Aumentar a capacidade da ponte é fundamental para logística e transportes de grãos, insumos e produtos da região. A OAE faz a ligação entre as regiões Central, Vale do Rio Pardo e as regiões Sul e Oeste do Estado, além de servir de rota para o porto de Rio Grande. O segmento é considerado um corredor de conexão entre a BR-290/RS e a RS-287, rodovias que cortam o RS de leste a oeste.

Programa PROARTE

O programa PROARTE é responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs (pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção), que integram a malha rodoviária federal em todo o país.

Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR), o programa prevê intervenções nas OAEs por meio da avaliação dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR). Mais informações no site do Dnit.