A ponte, que passará sobre a represa Billings, faz parte das obras do Trecho Sul do Rodoanel, terá quase dois quilômetros de extensão e 14 metros de altura. Para a travessia do braço principal da represa estão sendo construídas duas pontes, denominadas pista externa e pista interna, com três faixas de rolamento cada e 32 pilares.

Para não causar impacto sobre o meio ambiente, os engenheiros estão utilizando métodos diferenciados para fixar os pilares de sustentação. As estacas que fazem parte da estrutura são cravadas no solo com um martelo hidráulico para evitar a escavação. Esse método evita que o lodo (contaminado com metais pesados como chumbo, bário e cromo, provenientes do rio Pinheiros e depositados na base da represa) polua ainda mais as águas da Billings. As estacas têm um diâmetro de 80 centímetros e uma altura entre 30 e 50 metros, dependendo da profundidade da represa.

A escolha do traçado foi o mais adequado possível para a construção de estrada e respeitando a Mata Atlântica. A ponte é um elemento de transposição da represa Billings e será uma obra de arte grandiosa, valorizando o Rodoanel, diz William Leite, engenheiro responsável pelo lote 3 da obra, localizado em São Bernardo.

Esta semana o secretário estadual dos Transportes, Mauro Arce, disse ao REPÓRTER que pela extensão e a complexidade da obra, ela deve ser um dos últimos detalhes a serem construídos do trecho Sul do Rodoanel.São quase dois quilômetros de extensão, é muita coisa, disseram que podiam entregar antes, mas a segunda etapa da ponte não fica pronta antes de novembro, avaliou. O prazo para a entrega do trecho Sul é março de 2010.

Para o deputado estadual, Orlando Morando (PSDB) que esteve esta semana com Arce, são indiscutíveis os benefícios que o Rodoanel trará para toda a região metropolitana.Estamos próximos ao Porto de Santos, é inadimissível que todo o transporte de carga passe por dentro das cidades. O Rodoanel é a maior obra pública em andamento no país, em termos de investimentos ela supera até a transposição do Rio São Francisco. Por isso, como membro da Comissão de Transportes da Assembléia, tenho cobrado a responsabilidade com a obra. Existe também a possibilidade muito grande da obra ser adiantada, avaliou.

O trecho Sul do Rodoanel terá 61,4 quilômetros de extensão, passando pelos municípios de Embu, Itapecerica da Serra, São Paulo, São Bernardo, Santo André, Ribeirão Pires e Mauá. Interligará as rodovias Anchieta, Imigrantes que, somadas as interligadas pelo trecho Oeste (Régis Bittencourt, Raposo Tavares, Castello Branco, Bandeirantes, Anhanguera), perfazem um total de 7 das 10 rodovias que chegam a São Paulo.