O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) deve concluir hoje a retirada da tubulação de esgoto que passa sob a ponte do Vau, na BR-365, interditada na semana passada, devido a rachaduras nas vigas de sustentação e na pista. A remoção dos tubos foi feita em caráter emergencial, porque a ponte deverá ser demolida.

O supervisor do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transportes (Dnit) em Uberlândia, João Andréa Molinero Júnior, não confirmou a derrubada da ponte. Ele disse que apenas hoje receberá o laudo preparado pelo engenheiro do Dnit que apontará o que deverá ser feito. Mas, o Dmae a informou que a retirada da tubulação é necessária, porque não é possível repará-la. Os funcionários do Dmae tiveram que trabalhar durante todo o fim de semana para realizar a remoção de 100 metros de tubo, que serão afixados na ponte ao lado, que está em bom estado.

A ponte do Vau fica na BR-365 Km 631 e liga as BRs 365, 452 e 050 e também os bairros da região central com os da região Oeste, como o Dona Zulmira, Luizote de Freitas, Jardim Patrícia e Mansour. A interdição foi feita pela Polícia Rodoviária Federal na madrugada do dia 2, depois que foram observados danos na pista e nas vigas de sustentação. Até mesmo o trânsito de pedestres e ciclistas foi interrompido, porque as rachaduras aumentaram desde o dia do fechamento. Dois dias depois da interdição, o supervisor do Dnit constatou que as rachaduras e o desnivelamento da estrutura da ponte se agravaram mesmo depois da interrupção no trânsito.

A pista está fechada para quem trafega no sentido de Ituiutaba e Monte Alegre de Minas para Uberlândia. No sentido contrário, onde há uma ponte mais nova, o trânsito é normal. Por dia passam pela ponte do Vau cerca de 20 mil veículos.