O motorista que viaja pela Estrada Velha que liga Taubaté a Pindamonhangaba, no Vale do Paraíba, deve ficar atento. Uma ponte cedeu, na altura do bairro do Jaraguá, após o aumento do nível de água de um córrego da região. Duas pessoas de uma mesma família que estavam em um carro que passava pelo local no momento do acidente tiveram ferimentos leves.

Embora o alívio de não ter sofrido ferimentos graves seja um consolo, a família já começa a contabilizar os prejuízos com o carro.

– Agora precisamos correr atrás do prejuízo. Ainda estamos com o carnê em casa para pagar as prestações e quero ver se alguém vai pagar para a gente. Alguém vai ter que se responsabilizar – diz a esposa do dono do veículo, Rosângela Oliveira.

A queda da ponte aconteceu por volta da 1h. Segundo os moradores do bairro Jaraguá, a ponte já apresentava problemas há muito tempo.

– Já havia nela um desnível, há mais de um mês. Inclusive, ontem, antes da queda nós passamos aqui de ônibus e percebemos que o desnível da ponte tinha aumentado – explica o metalúrgico João Roberto Chiavegati.

Engenheiros da Prefeitura de Taubaté estiveram no local para avaliar as condições da estrutura. Segundo eles, o problema teria sido causado pelo volume de água do córrego, que provocou o desasoreamento do barranco responsável pela sustentação das cabeceiras da ponte.

A Prefeitura informou ainda que vai solicitar a ajuda do Exército para a construção emergencial de uma ponte provisória.

– Uma ponte não é uma obra rápida de se fazer. Como a previsão é ficar com essa ponte interditada por cerca de cinco meses, vamos pedir ajuda do exército para que não haja outros desvios entre Taubaté e Pinda – explica o engenheiro da Prefeitura de Taubaté, Luciano Marques.