DNIT investiu R$ 60 milhões na importação das pontes metálicas
O 7º Batalhão de Engenharia de Combate do Exército iniciou hoje, a montagem da ponte metálica sobre o Rio Santo Antônio – km 196 da BR 101 – no município de Xexéu/PE. Ela substituirá provisoriamente a ponte de concreto que foi danificada pelas enchentes dos últimos dias e interditou a rodovia desde terça-feira (03/05).

Com 37 metros de extensão a ponte é composta por módulos pré-moldados de aço. Eles são montados manualmente pelos soldados do Exército. A estrutura avança até o ponto de onde será transportada por guindaste para ser instalada sobre o local da antiga ponte.

Segundo a Superintendência Regional do DNIT em Pernambuco, na fase inicial da montagem, a ponte existente continuará servindo para a travessia de pessoas, motos e bicicletas no percurso de Palmares até Xexéu. Na etapa final, a ponte danificada será interditada e a travessia será feita por balsas pneumáticas conduzidas por militares. Cada balsa tem capacidade para seis pessoas.

A previsão é que a montagem seja concluída até este domingo. O tráfego de veículos com até 60 toneladas será liberado a partir de segunda-feira (09/05). Até lá os motoristas têm como alternativas de desvio, as rodovias BR-104 e a PE-060.

A estrutura metálica é uma das sete que o DNIT importou da Inglaterra no ano passado, com investimento de R$ 60,6 milhões para atender situações emergenciais. Elas ficam sob a guarda do Exército, cujos soldados são treinados para montá-las de acordo com a necessidade.

O Superintendente em exercício do DNIT em Pernambuco, engenheiro Euclides Bandeira, e o comandante do I Grupamento, general Veloso, supervisionam os trabalhos neste final de semana.