Obra de reforma e ampliação custou R$ 4 milhões e durou sete meses

No último dia 20 de setembro às 9h, a VIAPAR fez a reinauguração da ponte sobre o Rio Ivaí, na PR 317, entre Engenheiro Beltrão e Floresta. O presidente da VIAPAR, Inaro Fontan Pereira, em conjunto com os colaboradores que trabalharam na execução da obra, comunicou a liberação da ponte nos dois sentidos, pois no momento chovia muito e não foi possível o deslocamento das pessoas até a margem da ponte.

Várias autoridades estiveram presentes no evento. O prefeito de Floresta, José Roberto Ruiz, destacou a importância da ponte para a segurança do usuário, “para o município de Floresta é muito importante essa obra, pois dá segurança quando precisarmos ir até Campo Mourão”. O comandante da 4ª Companhia da Polícia Rodoviária em Maringá, capitão Carlos Henrique Cardozo, lembrou que VIAPAR e Polícia Rodoviária têm algo em comum, que é a preservação da vida, “essa nova ponte garante, sem dúvida alguma, mais segurança aos motoristas”.

A ponte tem 340 metros de extensão, foi construída na década de 1950 e desde então não havia recebido reforma. A plataforma recebeu aplicação de concreto em toda a estrutura, ampliação de quase três metros na largura e reforço das proteções laterais, que foram substituídas por um modelo mais resistente e seguro em caso de acidentes.

As obras começaram em fevereiro deste ano e estavam previstas para terminar em novembro, mas devido ao empenho da equipe e a chuva que diminuiu no período, a entrega aconteceu dois meses antes do previsto. A redução do nível das águas do rio Ivaí, contribuiu para agilizar os trabalhos nas bases dos pilares, operação que seria considerada bem mais complexa em condições de cheia.

O investimento total na obra chegou aos R$ 4 milhões e foram envolvidos diretamente cerca de 70 trabalhadores e outros 90 indiretamente, entre pessoas da região e de outros Estados.

O fluxo do local é de 3,5 mil veículos por dia. Esse volume fazia com que muitos carros cruzassem a ponte ao mesmo tempo e isso causava medo nos motoristas por causa do espaço que havia entre uma faixa e outra. O gerente de engenharia da VIAPAR, Marcelo Machado, comentou que esses motoristas terão uma viagem mais tranqüila. “A ponte era considerada estreita e agora vai oferecer melhores condições de segurança ao tráfego.”

Os operários que trabalharam na ponte ficaram felizes em fazer parte de um trabalho histórico. João Rodrigues de Abreu foi encarregado pela iluminação do local e disse que este trabalho foi especial. “Para mim foi um orgulho fazer parte da história dessa ponte.” Os motoristas aprovaram a nova ponte. “Passo sempre por aqui. Quem mora na região esperava esta obra”, ressaltou Aparecida Zirondi Gomes, de Terra Boa.

O presidente da VIAPAR, Inaro Fontan Pereira, disse que o compromisso da concessionária é salvar vidas, “a nova ponte vai diminuir o risco de acidentes, que foram muitos no passado”. Durante a solenidade de reinauguração, Inaro destacou o empenho de cada trabalhador da obra, “sem a dedicação de vocês seria impossível entregar a nova ponte, parabéns a todos”, finalizou.