Técnicos da Defesa Civil estadual e o policiamento estadual de trânsito, ligado do DER, estão desde o final da manhã desta quarta-feira 18, nas proximidades da ponte sobre o Rio Preto. Por volta das 11h30, a cabeceira da ponte desmoronou, interrompendo totalmente o trânsito na PB-004, que liga Santa Rita a Cruz do Espírito Santo.

O gerente da Defesa Civil, coronel Lima Irmão manteve contato com o superintendente do Departamento Estadual de Rodagem – DER, Inácio Bento de Morais Filho. Técnicos do DER estarão nesta quinta-feira no local e farão levantamento para recuperação ou reconstrução da ponte.

Tanto o coronel Lima Irmão como o superintendente do DER deverão enviar ao secretário estadual de Infra-estrutura, Francisco Evangelista e ao governador Cássio Cunha Lima relatório sobre o desmoronamento da cabeceira da Ponte do Rio Preto.

O desmoronamento da cabeceira aconteceu poucos minutos após a passagem pela ponte de um caminhão carregado com gado. O engenheiro George Sabóia, da Defesa Civil estadual, acredita que o excesso de peso pode ter provocado o desastre.

Cerca de meia-hora após o fato o engenheiro Sabóia e a técnica Walkíria de Lourdes Silva, ambos da Defesa Civil chegaram ao local por determinação do gerente do órgão, coronel Lima Irmão, para verificar o estrago causado e, ao mesmo tempo tomar as providências no sentido de evitar maiores problemas.

Atendendo solicitação do pessoal da Defesa Civil estadual, o secretário de Infra-Estrutura da Prefeitura de Santa Rita, Marcos Russo, fez o isolamento de toda a área. Não é permitida a passagem de nenhum tipo de veículo, inclusive bicicleta.

A PB-004 já estava com o tráfego prejudicado com a interdição da Ponte da Batalha, localizada a cerca de cinco quilômetros de Cruz do Espírito Santo. A rodovia é o principal elo de ligação entre Santa Rita e municípios do Brejo paraibano.