Serviços incluem reforço na estrutura da Obra de Arte Especial (OAE) com investimento aproximado de R$ 15 milhões
Está em andamento as obras de melhorias da ponte sobre o Rio Itajaí-Açu II, na rodovia BR-470/SC, entre Ibirama (SC) e Apiúna (SC).
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), os trabalhos fazem parte do projeto de execução das obras de reabilitação da Obra de Arte Especial (OAE), no âmbito do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE).
Segundo a Autarquia, a reabilitação abrange um conjunto de serviços que visam a recuperação, o alargamento e o reforço da capacidade estrutural da OAE. Com 47% da realização total das obras, as equipes da autarquia já realizaram concretagem dos blocos e pilares e elevação de quatro vigas de sustentação.
Atualmente estão sendo executados serviços de concretagem e a instalação de pré-lajes e concretagem da laje superior.
Serviços
Dentro do projeto de execução de melhorias da ponte ainda serão realizados os serviços de alargamento da plataforma para 15,2 metros com a inclusão de acostamento de 2,5 metros em ambos os lados, construção de passeios de dois metros para pedestres no lado externo e a instalação de defensas New Jersey e guarda-corpos.
A obra de reabilitação da OAE representa um investimento do Governo Federal de aproximadamente R$ 15 milhões. A estimativa é que a conclusão das atividades ocorra no segundo semestre de 2025. As ações promovem mais conforto aos usuários e mais segurança viária, garantindo sua durabilidade frente às demandas atuais e futuras do tráfego.
Importância da BR-470
A BR-470 é considerada o principal corredor logístico de Santa Catarina, conectando as regiões Oeste e Meio-Oeste ao litoral norte do estado, onde estão os portos de Itajaí e Navegantes e o aeroporto de Navegantes.
A rodovia desempenha um papel estratégico no transporte de produtos de exportação e importação, como matérias-primas, grãos, carnes, madeira, móveis, fundamentais para a economia catarinense.
Proarte
O programa é responsável pelo gerenciamento de serviços de manutenção e de reabilitação em OAEs (pontes, túneis, viadutos, passarelas e estruturas de contenção), que integram a malha rodoviária federal em todo o país.
Desenvolvido pela Coordenação-Geral de Manutenção e Restauração Rodoviária (CGMRR), o programa prevê intervenções nas OAEs por meio da avaliação dos critérios técnicos estabelecidos no Plano Nacional de Manutenção Rodoviária (PNMR).