Obras estarão concluídas até 2010 e custarão cerca de R$ 500 milhões

O governo do Acre apresenta nesta quarta-feira, 25, as obras de asfaltamento da BR-364 no trecho entre Sena Madureira e Feijó, num total de 227 quilômetros. Trata-se da última etapa para interligação de Rio Branco com o Vale do Juruá. As obras estão divididas em seis lotes e serão concluídas em 2010 ao custo de mais de R$ 500 milhões. Os recursos são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na apresentação das obras, o governador Binho Marques entrega a ponte sobre o Rio Caeté, em Sena Madureira. É a maior de todas as pontes no trecho, com 210 metros, e foi construída mesmo sob as intensas chuvas do inverno amazônico.

Há dez pontes a serem construídas entre Sena e Feijó. Muitas delas, mesmo sendo atualmente em madeira, oferecem tráfego seguro neste início de obras. As que estão em condições precárias foram reformadas pela empresa responsável pelo trecho. No total, as empreiteiras contratadas pelo governo do Estado construirão 935 metros de ponte, sendo a maior a do Rio Caeté, em Sena Madureira, com 210 metros, obra que o agricultor Claudemar Souza, morador do quilômetro 5 da BR-364, considera “de valor inestimável”. “Conheço esta estrada desde 1971 e agora tenho certeza de que ela será asfaltada”, diz.

As pontes estão aposentando as balsas em vários rios, que estão sendo removidas para outras regiões. Duas delas, as que navegavam nos rios Liberdade e Gregório, foram cedidas às prefeituras de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo. O quadro mostra as pontes que serão construídas entre Sena e Feijó.