O estado de conservação da BR-222, que liga o Estado do Ceará à Região Norte do Brasil, voltou a ser alvo de protesto na manhã de ontem, no trecho entre Itapajé e Sobral, na altura do KM 123. Devido a buraqueira na pista, simplesmente acabou com o asfalto, deixando a rodovia praticamente intransitável. Os veículos que ainda se arriscam a trafegar pelo trecho passam lentamente, com enorme dificuldade, correndo risco de acidentes e assaltos.

Os manifestantes fecharam a rodovia por quase uma hora. Eles utilizaram pneus velhos e manilhas, que foram incendiados formando uma intensa cortina de fumaça. “Este protesto é para tentar chamar a atenção das nossas autoridades sobre a importância da rodovia para o Estado do Ceará e, principalmente, para a cidade de Itapajé, que vem perdendo em todos os segmentos devido à situação da estrada, única via de acesso para a Capital”, disse Pedro Rodrigues, que estava a frente da manifestação. Ele fez questão de frisar “que nunca se viu tanto descaso, como ocorre agora”.

Impostos

“Quem passa por esta estrada também paga impostos para a execução de obras e manutenção dos equipamentos e serviços públicos. Então, porque eles não fazem? Estão brutalmente lesando os nossos direitos de contribuinte”, disse um dos manifestantes, o motorista Otacílio Rodrigues da Silva.

“Estrada ruim como essa a gente só encontra no Estado do Ceará, não sei o que fazem o políticos daqui”, reclamava o caminhoneiro Stênio Moura, que transportava tinta para o Estado do Pará.

O protesto dos comerciantes e moradores de Itapajé começou muito cedo. Muito antes da chegada dos patrulheiros da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “A nossa orientação é que eles fizessem o protesto de maneira pacífica, sem interromper o trânsito”, disse a policial rodoviário Sousa Júnior.

Para tentar desobstruir o trecho, a PRF contou com ajuda da população e de motoristas que se encontravam próximo à barricada feita com os pneus e as manilhas. Outra preocupação dos patrulheiros foi com relação ao ponto escolhido para a queima dos pneus, embaixo de rede de alta tensão e entre o posto de combustível e um depósito de material reciclável.

Responsabilidade

Na opinião dos manifestantes, não só o Governo Federal é o responsável direto por este estado de calamidade pública instalado nas estradas brasileiras. “Os estados e os municípios, por seu lado, têm também uma grande parcela de culpa pela tragédia, na medida em que se acomodam e aceitam pacificamente a situação”, disse a moradora Adélia Bastos, que caminhava à margem da rodovia.

Apesar da rodovia ter sido fechada nos dois sentidos, o engarrafamento que se formou foi pequeno, não chegando a trazer aborrecimento para quem passava pela rodovia naquele momento do protesto.

Em resposta a uma moradora do Ceará sobre as condições das rodovias brasileiras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse na coluna “O presidente responde”, reproduzida semanalmente por jornais, naquela ocasião, que as obras de recuperação da rodovia BR-222, no trecho de 125 km que vai da cidade de Sobral à divisa com o Piauí, seriam iniciadas em agosto, e que outro trecho da rodovia, de 158 km entre Sobral e Croatá, serão iniciado em dezembro. Lula disse ainda que 1.819 km de rodovias federais no Ceará passam atualmente por manutenção feita pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit).

Em resposta à situação da BR- 222, o Dnit informa que existe um contrato de manutenção desse trecho, ou seja, serviço de tapa buraco, drenagem, roço e capina. O problema desse trecho não é simples e está relacionado com fatores geológicos-geotécnicos das camadas inferiores do pavimento, associados à dificuldade na drenagem das águas. Ou seja, não é só substituir a pavimentação existente tem que intervir na base da pavimentação e isto só é possível com uma obra de restauração.

O Dnit informa que está sendo concluído o projeto de restauração da BR-222 da cidade de Croatá até Sobral, e que três empresas estão trabalhando na elaboração do projeto: JM Engenharia, RNR Engenharia e Tecnoplan Engenharia, com previsão de conclusão desse projeto em setembro e licitação em outubro de 2009.

Recursos

Segundo o órgão, essa obra foi incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) com recursos garantidos, que pretende começar a obra este ano. A BR-222 apresenta muitos buracos entre os quilômetros 122 e 196 em conseqüência das chuvas e o nível de deterioração do pavimento.