Moradores da localidade Ligação, situada no sudeste paraense, há cerca de 12 quilômetros do município de Dom Eliseu, interditaram desde as cinco horas da manhã de ontem a BR-010, que passa dentro da comunidade. Os manifestantes protestavam contra as atividades das inúmeras carvoarias que existem dentro da vila e que operam sem fiscalização, poluindo o ar, espalhando detritos ao longo da BR, oferecendo riscos à saúde e transtornos para a população. Agentes da Polícia Rodoviária Federal estiveram no local e acompanharam todo o manifesto, que transcorreu de forma pacífica. Durante o protesto, os manifestantes disseram que irão levar o descaso ao conhecimento de todas as autoridades em níveis municipal, estadual e federal.
Apesar da legitimidade do manifesto, agentes do Ibama, em conjunto com policiais federais e ambientais estão fazendo rondas constantes em vários municípios da região para coibir atividades de corte ilegal de madeira, bem como o transporte e a queima do produto nas inúmeras carvoarias existentes na região sudeste do Pará. Depois da aplicação de várias multas, os empresários do setor cessaram suas atividades, recomeçando-as logo após o início da greve dos agentes do Ibama.
O impasse gerado entre carvoarias e o Ibama já se arrasta por vários meses. No curto período de tempo que ficou parado, o setor gerou desemprego e praticamente parou a economia de pelo menos oito municípios da região.