Em média, mais de 500 motoristas passam sem pagar pela praça de pedágio de Arapongas todos os dias. A prática ilegal tem sido acompanhada de perto pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). Em 12 meses, o número de veículos ‘furando’ as cancelas de pagamento chega a aproximadamente 190 mil.
A praça de pedágio situada na BR-369, ao norte do município, registrou 189.778 veículos cometendo a infração entre os meses de agosto de 2017 e julho de 2018. Neste período, a média diária é de 520 motoristas ‘furando’ o pagamento por dia. Os dados foram levantados pela concessionária Viapar, responsável pela via, e divulgados pela PRF.De acordo com o inspetor Pedro Faria, a preocupação da PRF é com o risco gerado nas manobras que os motoristas fazem para fugir do pagamento.
“Na vontade de furar o pedágio, muitos motoristas acabam cometendo várias infrações e até crimes de trânsito. Uma delas é esconder a placa do veículo, um crime que pode levar o conduto para a prisão por três a seis anos”, destaca.Um caso nestas circunstâncias aconteceu recentemente. A PRF divulgou, na última terça-feira (20), a imagem de um motociclista subindo na calçada da praça de pedágio de Arapongas, para desviar das cabines de pagamento. Para não ser identificado, o condutor tampou a placa da moto usando o pé.
“A PRF tem monitorado estas situações, atenta aos motoristas que infringem a lei. Estamos fazendo as notificações devidas e identificando esses condutores. Diversas outras infrações acabam sendo cometidas. Alguns acabam transitando em velocidade excessiva, colocando em risco, inclusive, a vida de pessoas que trabalham nesses locais”, diz Pedro Faria, inspetor da PRF.A evasão acontece, em sua maioria, de duas maneiras diferentes. Uma delas é através da colisão contra as cancelas do sistema ‘Sem Parar’.