CONSULTA: Foto: Divulgação

De acordo com a Autarquia, plataforma atende a 90% das solicitações referentes às multas de trânsito

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio do Portal de Multas, disponibiliza para o cidadão, de forma rápida e segura, a consulta dos autos de infração lavrados pela autarquia, a situação do débito, a emissão de boletos bancários para pagamento de multas, indicação do real infrator, recursos e acompanha processos cadastrados.

As funcionalidades também estão disponíveis pelo portal gov.br. Tudo online, rápido e sem custos para o cidadão. Além disso, o portal ainda permite que o usuário solicite a restituição de pagamentos feitos com o valor maior, pagamentos em duplicidade, além de infrações pagas e posteriormente canceladas por defesa prévia ou recurso. Pelo site, ainda é possível solicitar a emissão e validação do “Nada Consta”, que atesta que não há dívida relacionada a multas.

Com a iniciativa, o Dnit entrega uma plataforma que atende 90% das solicitações referentes às multas de trânsito. Poupando assim, tempo e dinheiro dos usuários e uma economia de mais de R$ 2 milhões aos cofres públicos em 2020.

Brasil mais conectado

O Dnit está alinhado às diretrizes do Governo Federal na Transformação Digital. A iniciativa tem o objetivo de deixar os processos públicos mais eficientes e menos burocráticos. Para saber mais sobre a Transformação Digital, visite: gov.br

Fonte: Assessoria de imprensa do Dnit

6 COMENTÁRIOS

  1. sou despachante veicular em Minas Gerais, um cliente comprou um veiculo e qdo foi transferir o veículo acusou uma multa dnit no sistema detran/mg, a guia foi emitida com indicação de pgto no bco do brasil, só que o banco recusou o pagamento alegando não existir convenio para o recebimento. quando consultei o site dnit foi dada resposta que não consta multa do veículo no sistema. dados da multa:processamento 002640122, cod inf 621-1, data 21/06/2006, cod barras 86640000001 8 27693362877 4 73011202012 0 00294623213 5
    veiculo placa guu 0456, renavam 00770140980, ch 9bd15822524328075
    gostaria de saber o que fazer para liberar o veículo da multa e poder transferi-lo

  2. Olá boa tarde!
    Gostaria de saber pq não funciona o sites de multa do DNIT
    E pq não tem um site online para fazer nossa defesa e reclamação!!!
    Ou será que só após o vencimento do prazo para recorrer o site vai funcionar???

    • Prezado Gilberto, bom dia!

      Entramos em contato com o Dnit e repassamos suas dúvidas. Eis a resposta do Departamento:

      “O DNIT possui apenas um telefone geral para atendimento, que é o (61) 3315-4000, da Ouvidoria.
      Conta ainda com a plataforma para atendimento on line da Ouvidoria, que é integrada à da Controladoria Geral da União (CGU) e pode ser acessada no link abaixo.
      https://falabr.cgu.gov.br/publico/Manifestacao/SelecionarTipoManifestacao.aspx?ReturnUrl=%2f
      Informamos ainda que o site foi atualizado recentemente, encontrando-se preparado para realizar o atendimento on line aos casos de multas, conforme a necessidade dos cidadãos.
      Os problemas que eventualmente tenham ocorrido podem ser comunicados por meio desses canais.”

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

  3. Boa noite, recebi multas de um senhor que morou e comprou este veiculo na cidade de Joinville sc, faz mais de 10 anos q foi embora para MT, as multas são Caceres, Pontes E Lacerda e conquista D Oeste, todas MT, total 5 multas em nome de Helio Gomes Pinto placa do veiculo MMK4796 Prisma .

    • Prezado (a) Albrtina, bom dia!

      Somos um portal de notícias. É preciso entrar em contato cm o Dnit para formalizar sua reclamação. (www.dnit.gov.br)

      Atenciosamente,
      Equipe Estradas

DEIXE UMA RESPOSTA

Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
Por favor, digite seu nome aqui