Pórtico do novo pedágio na RS-122 será instalado a partir desta segunda (16)
FREE FLOW: Estrutura ficará no km 151, em Ipê (RS); pista será bloqueada por uma hora. Foto: Francisco Braga Nunes

Estrutura ficará no km 151, em Ipê (RS); pista será bloqueada por uma hora

A partir desta segunda-feira (16), os condutores da RS-122, em Ipê (RS), devem redobrar a atenção por conta das mudanças no tráfego que a concessionária responsável pela rodovia irá fazer, pela manhã, com a instalação da estrutura do pórtico do novo pedágio sistema free flow, na altura do km 151.

De acordo com a Caminhos da Serra Gaúcha, não há um horário pré-definido para os trabalhos, mas a pista será bloqueada por uma hora.

Segundo a empresa, o próximo local a receber o pórtico será o km 6 da RS-446, em Carlos Barbosa (RS), que poderá iniciar a montagem, entre os dias 23 e 28 deste mês, dependendo das condições climáticas.

Início de cobrança será em dezembro

De acordo com a concessionária, a instalação do pórtico não significa o início imediato da cobrança de tarifas no local. Haverá ainda a realização de testes com o novo sistema de cobrança.

A previsão é que em dezembro os veículos comecem a ser identificados e tarifados. Quando isso ocorrer, o atual pedágio de Flores da Cunha (RS), no km 100 da RS-122, será desativado.

Segundo a concessionária, durante o período de testes será realizada uma campanha educativa para familiarizar os motoristas ao novo sistema.

Free Flow

A adoção da cobrança de pedágio pelo sistema free flow foi anunciada pelo governo do Rio Grande do Sul e pela concessionária Caminhos da Serra Gaúcha (CSG), em agosto deste ano. O modelo consiste em pórticos com sensores e câmeras capazes de identificar os veículos que circulam pela rodovia.

Segundo a concessionária, caso o veículo tenha a tag instalada, a cobrança é automática e o condutor não precisa realizar nenhuma ação. Entretanto, se não tiver a tag, a placa é registrada e o motorista deverá realizar o pagamento da tarifa nos canais da concessionária em até 15 dias.

Caso não seja quitado, o condutor está sujeito à multa de R$195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por evasão de pedágio.

  • Mais informações no site da CSG ou pelo telefone 08001220240.