OBRAS NO PAVIMENTO: O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciou na quarta-feira (3) o bloqueio de metade da pista em um trecho da rodovia PRC-280, entre Palmas e o entroncamento com a BR-153 (Horizonte), na região Sudoeste do Estado. Fotos: Divulgação/DER-PR

De acordo com o DER-PR, parte do pavimento atual será substituído por novas placas de concreto. Interdição se deve ao fato de que pavimento não pode receber tráfego de veículos até a conclusão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) iniciou na quarta-feira (3) o bloqueio de metade da pista em um trecho da rodovia PRC-280, entre Palmas e o entroncamento com a BR-153 (Horizonte), na região Sudoeste do Estado.

De acordo com o Órgão, a medida é necessária para avançar as obras da restauração da rodovia com pavimento rígido de concreto, utilizando a técnica whitetopping (uso de concreto para a reabilitação de pavimentos asfálticos deteriorados, onde o concreto é aplicado diretamente sobre o asfalto).

Segundo o DER, atualmente, estão em execução a fresagem do pavimento na pista de rolamento e a reciclagem do acostamento, deixando ambos prontos para o início da execução das placas de concreto, ainda este mês. A frente de trabalho iniciou as atividades a partir do trevo com a BR-153, próximo à divisa com Santa Catarina.

Com isso, começa uma operação “Pare-e-Siga” 24 horas por dia nos pontos bloqueados, pois nenhum tipo de tráfego pode circular até a conclusão do pavimento de concreto. A expectativa é que a obra chegue a ter de 10 quilômetros a 15 quilômetros com pista bloqueada, o que pode levar a períodos de espera de até três horas para seguir viagem.

A recomendação é que os motoristas evitem a utilização da PRC-280 neste trecho, com os usuários locais buscando rotas alternativas em Santa Catarina, e com o tráfego de longa distância optando por corredores de logística como a BR-277, onde as tarifas de pedágio deixarão de ser cobradas a partir de 28 de novembro.

OPERAÇÃO PARE-E-SIGA: Trabalhos são realizados com o auxílio da operação Pare-e-Siga para garantir a segurança dos usuários.

Os bloqueios na pista permanecem pelos próximos meses, até a conclusão dos serviços no pavimento.

Aplicação inédita

A restauração da PRC-280 entre Palmas e Horizonte é uma demanda de décadas da população local e de motoristas. A rodovia é a principal ligação entre as regiões Oeste, Sudoeste e a capital paranaense. Considerada o corredor do Sudoeste, a rota é utilizada para escoamento de produção agrícola, da indústria madeireira e de celulose.

De acordo com estudo de tráfego, passam no trecho, diariamente, 1.826 veículos pesados (ônibus, caminhões, reboques), além de veículos de passeio.

Para atender aos usuários, visando a melhor utilização do recurso público e uma vida útil muito maior que o pavimento flexível, o DER optou por licitar a obra com o uso da técnica whitetopping, inédita em rodovias estaduais, em que o pavimento atual é aproveitado como base para o novo pavimento rígido de concreto.

Nos 59,55 quilômetros do trecho serão executadas placas de concreto de 22 centímetros de espessura, restaurando completamente a pista. Os acostamentos também vão receber o pavimento de concreto, após passarem por reciclagem de sub-base. A obra prevê ainda a adequação dos dispositivos de drenagem, da sinalização horizontal e vertical, e de elementos de segurança.

INTERDIÇÃO POR MESES: Segundo o DER, as obras vão durar vários meses. Até lá, as interdições vão ocorrer.

O investimento é de R$ 107.445.000,00, com o contrato licitado na modalidade Regime Diferenciado de Contratação integrada (RDCi), que incluiu também a elaboração do projeto básico e do projeto executivo de engenharia da obra, nos primeiros meses de vigência.

Com informações da Ascom do DER-PR

1 COMENTÁRIO

  1. Muito bom que está sendo feita uma obra tão necessária. Mas, hoje fiquei 1:45 hr parada na rodovia. Sem problemas, se tivesse um aviso no posto policial ou uma placa indicando um desvio, mesmo que grande. Sem aviso é estressante, está faltando informação e respeito aos usuários.

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