
Obras terão investimentos de quase R$268 milhões; obra contempla a restauração em concreto de 51,52 quilômetros das duas vias
Foi homologado, nesta semana, o resultado do edital de restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região Central do Paraná. O investimento será de R$ 267,8 milhões, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).
A disputa foi vencida pelo Consórcio CLC/Comol e Consultoria Moreira Lima Ltda. Com a publicação da homologação começam os trâmites internos para assinatura do contrato, que terá prazo de 27 meses, incluindo elaboração do projeto executivo de engenharia e execução dos serviços da obra.
Segundo o DER-PR, o trecho a ser recuperado tem 51,52 quilômetros de extensão, começando na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, limite entre Nova Tebas (PR) e Iretama (PR), e seguindo até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas (PR). A partir deste ponto, a obra contempla o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar em Pitanga (PR).
Técnica Whitetopping
De acordo com o projeto, em todo o trecho será utilizada a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.
Também serão pavimentadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados.

Além disso, segundo o DER, está prevista a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas (PR) e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga. Ainda serão feitas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.

Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, realizadas melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros serviços. Mais informações no site do DER-PR.