PRC-487 e PR-460 serão restauradas, entre Nova Tebas e Pitanga, no Paraná
CONCRETO: PRC-487 e PR-460 serão restauradas, entre Nova Tebas e Pitanga, no Paraná. Foto: Divulgação/DER-PR

Obras terão investimentos de quase R$268 milhões; obra contempla a restauração em concreto de 51,52 quilômetros das duas vias

Foi homologado, nesta semana, o resultado do edital de restauração em concreto das rodovias PRC-487 e PR-460, entre Nova Tebas e Pitanga, na região Central do Paraná. O investimento será de R$ 267,8 milhões, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

A disputa foi vencida pelo Consórcio CLC/Comol e Consultoria Moreira Lima Ltda. Com a publicação da homologação começam os trâmites internos para assinatura do contrato, que terá prazo de 27 meses, incluindo elaboração do projeto executivo de engenharia e execução dos serviços da obra.

Segundo o DER-PR, o trecho a ser recuperado tem 51,52 quilômetros de extensão, começando na PRC-487, na ponte sobre o Rio Muquilão, limite entre Nova Tebas (PR) e Iretama (PR), e seguindo até o entroncamento com a PR-460 no acesso para Manoel Ribas (PR). A partir deste ponto, a obra contempla o trecho da PR-460 deste entroncamento até chegar em Pitanga (PR).

Técnica Whitetopping

De acordo com o projeto, em todo o trecho será utilizada a técnica whitetopping, em que o pavimento asfáltico existente passa por melhorias e é aproveitado como base para a execução de placas de pavimento rígido de concreto, garantindo uma pista de ótima qualidade e vida útil de cerca de 20 anos.

Também serão pavimentadas terceiras faixas do mesmo material em todos os pontos críticos, e acostamentos igualmente de concreto, com 2 metros de largura exceto quando há faixa adicional, onde os acostamentos ficam com 1,2 metros em um dos lados.

PRC-487 e PR-460 serão restauradas, entre Nova Tebas e Pitanga, no Paraná
TRECHO: Mapa com o trecho da PRC-487 e PR-460, que serão restauradas. Foto: Divulgação/DER-PR

Além disso, segundo o DER, está prevista a construção de um viaduto no entroncamento das duas rodovias, acesso para o município de Manoel Ribas, e duas rótulas alongadas fechadas, uma no acesso a Nova Tebas (PR) e a outra no perímetro do distrito de Catuporanga. Ainda serão feitas melhorias geométricas em curvas, e correção de faixas adicionais existentes que terminam antes do fim da rampa.

PRC-487 e PR-460 serão restauradas, entre Nova Tebas e Pitanga, no Paraná
SEGURANÇA: PRC-487 e PR-460 vão receber também nova iluminação viária nas três interseções mencionadas. Foto: Divulgação/DER-PR

Será implantada nova iluminação viária nas três interseções mencionadas, realizadas melhorias em quatro pontes, implantado novo sistema de drenagem de águas, nova sinalização e dispositivos de segurança, entre outros serviços. Mais informações no site do DER-PR.